sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Existem perdas no sistema de produção?


artsistemas
A busca por suínos rentáveis é uma necessidade do produtor atual. Animais uniformes, saudáveis, com o peso desejado pela indústria e com alta rentabilidade são a tradução do conceito de Suínos de Máximo Valor™.
Como produzir o maior número possível de Suínos de Máximo Valor?
Nos sistemas de produção, grande número de animais não alcança o peso desejado na idade ideal de abate. Em um estudo recente nos EUA, John Deen, pesquisador da Universidade de Minnesota, afirma que, em média, 30% a 35% dos leitões nascidos jamais atingem peso aceitável de abate e seu máximo valor, ou seja, não desenvolvem todo o potencial de produtividade1.
Esse dado é um alerta, já que, normalmente, mensura-se no sistema somente o número de animais que geraram rentabilidade, e pouco é registrado quanto ao número de animais que deixou de alcançar seu potencial máximo e qual é a causa desta perda.
Normalmente, tomamos conhecimento do cálculo da rentabilidade do sistema apenas pelo número de animais que são vendidos. Informações como quantos animais deixaram de ser abatidos com o peso ideal e quais as principais causas de perdas no sistema são muitas vezes informações ignoradas ou até mesmo dispensadas pelo produtor.
Quando não é foco da administração da produção mensurar as perdas e calcular o quanto se deixou de ganhar com elas, o produtor dificilmente consegue visualizar o problema, mensurar o prejuízo e, o que é pior, não busca a solução para o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário