quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Conceito de Animais Domésticos



A zoologia é a ciência que estuda os animais. Sua classificação é complexa e pode atender a vários fatores: por sua estrutura (vertebrados e invertebrados), pelo tipo de alimentação (animais herbívoros, carnívoros ou onívoros), ou ainda por sua reprodução (ovíparos ou vivíparos).

Entretanto, do ponto de vista prático há outro tipo de classificação: animais selvagens e animais domésticos. Os primeiros não são possíveis de adestrar, nem mesmo podem conviver com os seres humanos. Já os domésticos são animais dóceis de fácil adaptação e convivência com o homem.

A pecuária é a atividade humana e econômica que mais se relaciona com os animais domésticos. Assim que o ser humano soube controlar os animais em rebanhos, pôde aproveitar-se da situação e estabelecer-se em uma comunidade sem a necessidade de praticar nomadismo. Os animais domésticos que trouxeram benefícios materiais para o povo são os mesmos da antiguidade: as vacas, os porcos, as cabras, as ovelhas e as galinhas. Além de carne, estes animais proporcionam leite, ovos, peles, etc. O caso do porco é curioso porque é um animal doméstico, e o javali que é similar ao porco é selvagem e não pode ser usado no gado.

Além dos animais característicos da atividade pecuária, existem os animais domésticos que convivem com os seres humanos e são chamados de bichos de estimação. Os cachorros, gatos e alguns pássaros são os mais habituais. Talvez o mais significativo seja o cachorro, pois existe um grande vínculo entre deste animal com o ambiente familiar. Os cachorros oferecem companhia, segurança e são utilizados como guia para cegos ou então como terapia para algumas situações.

O conceito animal de estimação tem sido ampliado com o passar do tempo. Na atualidade, existem alguns animais selvagens que convivem com o ser humano, como é o caso das cobras, iguanas, alguns répteis e felinos. É uma prática respeitada, mas que não está isenta dos riscos tanto para a saúde, segurança, como para o equilíbrio das espécies.

Na vida urbana, os animais domésticos estão adquirindo um maior protagonismo. Isto é observado através de muitos exemplos: a proliferação das clínicas veterinárias, dos pet shops, parques para cachorros, hotéis, praias habilitadas, etc. E não podemos esquecer que já há uma legislação que protege e reconhece o direito dos animais.

FONTE: http://queconceito.com.br/animais-domesticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário