domingo, 23 de outubro de 2011

Animais da Quinta: PORCO

Nome científico: Sus domesticus
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Suidae
Género: Sus 

Utilizações
O porco é um animal de quinta de grande importância. 
À excepção de alguns felizardos, que são adoptados como animais de companhia, os porcos são sempre criados com o objetivo do aproveitamento da carne.
Tem, no entanto, outras vertentes, que não são menos importantes para o criador. Este animal está sempre a comer, e uma das suas características é ser uma boa boca e comer tudo o que lhe é colocado à frente. Por esse motivo, na quinta o porco come todos os restos de legumes, restos de comida confeccionada, e ainda as rações necessárias para o seu crescimento. 
Os seus excrementos são já hoje aproveitados para a produção de energia, embora em pequena escala, podendo no futuro vir a ser usados com muito mais frequência.
Para além do beneficio energético, a concretização desta possibilidade traria benefícios ambientais importantes, principalmente em zonas onde existem muitos criadores relativamente próximos, já que, por um lado, seriam reduzidos os cheiros provenientes destas explorações, e por outro, deixaria de haver tanta poluição nos rios e lençóis de água vizinhos. 
Hoje, é obrigatório os suinicultores terem estações de tratamentos de dejectos nas suas propriedades. Alguns, mas apenas uma pequena parte destes criadores, têm providenciado estes equipamentos, beneficiando o ambiente, e trazendo melhores condições de salubridade às suas explorações. 
Trata-se de um investimento elevado, e sendo feito apenas por um pequeno número de criadores mais conscenciosos, torna injusta a sua própria situação, já que aumentam os seus custos de produção sem aumentar a receita, e não veêm a fiscalização actuar contra os faltosos.

Simpáticos
O focinho e o rabo característicos do porco tem levado a que seja utilizado, com muita frequência, em programas recreativos infantis. Também o mundo do cinema já fez a sua homenagem a este simpático animal, com o filme Um Porquinho Chamado Babe, que tantas crianças e adultos levou às salas de cinema, e é já um clássico dos filmes infantis e infantojuvenis.

Na quinta
Na quinta, o porco vive num sítio chamado chiqueiro. Toda a sua vida é feita aqui dentro, em espaços reduzidos. Isto não é assim por acaso, o porco é um animal criado para engorda e, por esse motivo, não é rentável para o produtor que o animal gaste todas as suas energias, movimentando-se muito.
O criador de porcos sabe que, quando chega a altura de enviar os porcos para abate, vai ter um aproveitamento quase total dos animais.
Para além da carne, que é normalmente retirada do porco como é no restante gado, muitas partes que noutros animais seriam desaproveitadas são, no caso do porco, utilizadas na fabricação de enchidos e salchichas.
Algumas raças de porco, como é o caso do porco preto, são criadas no campo, em regime de semi liberdade, sendo que, em Portugal, esta forma de criar os porcos é muito característica, principalmente, na região do Alentejo. 
Estes animais são criados, sobretudo, para presuntos e enchidos, pelo que, ao serem criados à solta, vão ter acesso a outros alimentos (como a bolota, tradicional nesta região), que vão apaladar a sua carne, e aumentar a qualidade destes produtos.

Gestação
O tempo de gestação das porcas é de 112 dias, aproximadamente, dando depois à luz entre seis e doze crias, a que se chamam leitões, ou bácoros.

Longevidade
Um porco pode viver cerca de 12 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário