quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Uso racional dos antimicrobianos na suinocultura moderna

ebookusoracional
A história do uso de antibióticos na produção animal vem de longa data! Nas décadas de 20 e 30, a descoberta da penicilina e das sulfas revolucionou a forma do homem tratar suas doenças e também de criar os animais.
O uso de antimicrobianos, como aditivos na alimentação animal, proporcionou um aumento no ganho de peso, na diminuição do tempo necessário para que o peso considerado como ideal para o abate seja atingido, na diminuição do consumo de ração, no aumento da eficiência alimentar e, entre tantos outros, na prevenção de patologias infecciosas e parasitárias com diminuição da mortalidade. Efeitos como estes tornaram a produção animal mais eficiente, reduzindo assim seus custos.
No entanto, a utilização indiscriminada e muitas vezes incorreta dos antibióticos favoreceu o aparecimento de cepas resistentes aos microorganismos, tornando mais difícil e oneroso o controle de doenças, além de ser um risco à saúde pública.
E, conforme foi ocorrendo o aumento da resistência aos antimicrobianos, foi necessário adotar medidas ligadas à segurança alimentar, à biossegurança e ao bemestar animal, para aqueles que desejam produzir e/ou exportar produtos agropecuários em um mercado globalizado. Desta forma, os antimicrobianos devem ser utilizados de forma correta, através da escolha do produto, da dosagem, do tempo de tratamento, etc.
A percepção dos consumidores está cada vez maior! E a pressão pelos produtos chamados “naturais”, “orgânicos” e livres de antibióticos ganha força no mundo todo. Sendo assim, este SUINEWS tem o objetivo de informar sobre o que está acontecendo no Brasil, nos dias de hoje, com relação aos procedimentos regulatórios e quais são as alternativas para se adequar às exigências nacionais e internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário