quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Gripe aviária espalha-se no Japão

Cerca de 300 aves foram encontradas mortas em uma granja de Toyohashi, Aichi, informou na quarta-feira (26), a imprensa japonesa. As aves podem ter morrido entre segunda-feira (24) e terça-feira (25) contaminadas pela gripe aviária.
Testes em quatro entre cinco aves mortas apresentaram infecção por um tipo de vírus da gripe informou o ministério da Agricultura, Florestas e Pesca.
Toyohashi possui quase 7,5 milhões de frangos e é a terceira criadora nacional de aves e produtora de ovos.
Um raio de 10 quilometros em volta da região pode ser isolado para desinfecção e o transporte de aves e ovos deve ser proibido.
Esta é a terceira província que apresenta contaminação pelo vírus da gripe neste ano. A primeira foi Miyazaki seguida de Kagoshima. A região tem mais de 5 milhões de aves de criação e abate. Em 2009, Aichi enfrentou um surto da gripe em codornas.
Não há nenhuma orientação especial para a população local, a não ser que evitem o contato e o transporte de aves, mesmo domésticas, e permitam que seus veículos sejam desinfectados caso o governo inicie uma operação desse tipo no local.
Existem casos de mortes de pessoas que foram infectadas pela gripe aviária fora do Japão. No país, as autoridades japonesas temem que o vírus sofra mutação ao entrar em contato com o organismo humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário