sábado, 6 de novembro de 2010

Frangos no Espírito Santo

Incentivar a instalação de abatedouros de frangos de corte neste município, que concentra a maior produção da ave no Espírito Santo. Este é o objetivo principal da lei, aprovada pela Câmara Municipal de Marechal Floriano, que respalda a municipalidade na coleta, transporte e destinação final correta dos resíduos produzidos pelo sistema de abate.
“Esta lei é um estímulo para quem pretende deixar a informalidade e partir para um negócio absolutamente legal nos aspectos higiênico e principalmente econômico”. A afirmação é da prefeita Eliane Paes Lorenzoni. Ela enviou o documento à Câmara de Vereadores, que aprovou por unanimidade de votos.
Entre as vantagens da instalação de indústrias,, a prefeita enumera a criação de novos empregos na cidade, beneficiando as famílias. “Muitas já deixaram Marechal Floriano por falta de trabalho”, afirma Eliane, lembrando que um abatedouro atenderia os granjeiros locais que poderiam comercializar os frangos na própria cidade.
Atualmente mais de 1,5 milhão de frangos são produzidos em Marechal Floriano por mês. “Este número encabeça o município entre os que mais produzem”, justifica a prefeita, ressaltando que as aves são retiradas vivas dos galpões de criação pelos proprietários e são comercializadas no Sul da Bahia, Rio de Janeiro e estados do Nordeste. “Abatendo aqui o granjeiro e o município ganharão mais”, reforça.
O secretário executivo da Associação dos Avicultores do Espírito Santo (Aves), Nélio Hand, informou que uma empresa ligada ao município está em fase inicial de contatos com a classe produtora, visando a instalação de uma abatedouro. “É bastante interessante a iniciativa da coleta, que abre a possibilidade de ocorrer o processamento dos resíduos em benefício da agricultura local”.

Folha de Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário