quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Processos do leite nosso de cada dia

O Objetivo do processo de pasteurização do leite é a eliminação de todos os microorganismos patogênicos, não ocorrendo eliminação das bactérias que deterioram o leite, já que as temperaturas na pasteurização são mais brandas, consequentemente sobrevivendo os microorganismos. O leite pasteurizado deve ser mantido refrigerado (5C) e possuir um tempo de prateleira de 5 dias em media.
Basicamente se utilizam os seguintes processos de pasteurização:

a) Pasteurização Lenta:
É um método pouco empregado devido a sua demora, alto consumo de energia e redução de apenas 95% dos microorganismos, consistindo no tratamento térmico do leite a 65C por um tempo de 30 minutos, a pasteurização lenta pouco altera a qualidade do leite, sendo mais adequada para pequenos produtores que desejam produzir queijos ou outros derivados do leite, considerando que o custo com equipamentos é pequeno.

b) Pasteurização HtSt:
É o procedimento padrão da indústria leiteira, sendo realizado um tratamento térmico mais elevado, cerca de 75C e em menor tempo, algo próximo de 15 a 20 segundos. O processo rápido e intermitente permite o tratamento de grande quantidade de leite, tendo 99,5% de eficiência na eliminação de migroorganismos, acarretando algumas alterações na composição do leite.
c) ultra pasteurização ou esterilização (UHT):
UHT - Ultra High Temperature.(alta temperatura)..significa que o leite consumido não precisa ser fervido..é mais barato porque é industrializado, e perde um pouco de suas propriedades nutricionais e de suas vitaminas. O processo de ultrapasteurização é o aquecimento do leite à temperatura de aproximadamente 150ºC por um tempo muito curto, de cerca de quatro segundos, seguido por um rápido resfriamento. Tanto os agentes causadores de doenças, que possam estar presentes no leite, quanto os agentes não nocivos à saúde são eliminados. Esta é a principal diferença entre o UHT (leite longa vida) e o leite pasteurizado. Esta é razão pela qual o leite longa vida, sem conter nenhum conservante, pode ser armazenado fora da geladeira, até que seja aberto.

Fonte: Cadeias Produtivas de Bovinos de leite e de corte – CESUMAR e Queijos do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário