quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Contra aftosa

Na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Febre Aftosa, realizada no primeiro semestre de 2010, o índice de cobertura vacinal alcançou 97,2%. No período, foram imunizados 151,9 milhões de bovinos e búfalos. No país, o destaque foi o estado de Mato Grosso, que vacinou 100% dos animais abaixo de 12 meses, em fevereiro, na região de fronteira com a Bolívia, e 99,7% dos animais com menos de 24 meses, em maio.
"Os produtores estão cada vez mais conscientes da importância da vacinação para oferecer produtos de qualidade, tanto ao mercado interno, quanto externo", enfatiza o coordenador-geral de Combate às Doenças do Ministério da Agricultura, Guilherme Figueiredo Marques.
Rondônia alcançou o melhor índice da região Norte, ao imunizar 99,9% do rebanho, de 4,7 milhões de animais. Na região Sudeste, o destaque foi Minas Gerais, com 99% dos bovinos e búfalos vacinados. A Bahia teve o melhor desempenho do Nordeste, com cobertura vacinal de 97,9% dos animais. No Sul, o Paraná imunizou 95,9% e o Rio Grande do Sul 95,7%.
O resultado, divulgado nesta quarta-feira, 29 de setembro, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), refere-se à vacinação realizada em 26 Unidades da Federação. Santa Catarina é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre de febre aftosa sem vacinação.

Mapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário