sexta-feira, 25 de junho de 2010

Como Criar Rosella eximius

>>> CRIAÇÃO MÍNIMA: 2 casais

>>> CUSTO: em média, R$ 2.000; algumas mutações podem chegar a R$ 8.000

>>> RETORNO: 1 ano

>>> REPRODUÇÃO: 5 ovos por postura

>>> INÍCIO: A compra deve ser feita de criadores já estabelecidos ou em lojas especializadas com referências. A itensidade das cores é que difere as fêmeas dos machos. Nas rosellas do sexo feminino, a coloração é mais fraca. Testes de DNA são considerados seguros para evitar erros na formação de casais. Dois casais são suficientes para iniciar uma criação pequena, mas criadores profissionais devem começar com dez casais de diferentes cores.

>>> AMBIENTE: Não há problema em criar rosellas no mesmo local que outras espécies. A agressividade só ocorre entre as próprias rosellas quando há disputa de território. Coloque brinquedos para facilitar a interação entre as aves.

>>> VIVEIRO: Ofereça um local com espaço que permita às rosellas voar. Viveiros com medidas de 1 x 1 metro ou 2 x 2 metros são indicados, embora os pássaros possam também viver em gaiolas. Instale tela galvanizada para proteger a criação e assegure que o fio usado seja arredondado, a fim de evitar danos nas penas dos pássaros. Cubra cerca de metade do viveiro para oferecer abrigo contra o frio, sol e chuva. Instale poleiros de diferentes diâmetros para que as aves exercitem os dedos e afastem o risco de atrofias.

>>> CUIDADOS: As rosellas requerem atenção, principalmente quando filhotes. Como as rosellas não gostam de vento e frio, o viveiro deve ser instalado onde haja proteção de paredes, cercas vivas ou quebra-ventos. Lembrete importante: a estrutura ao redor da instalação não pode impedir a incidência do sol da manhã.

>>> ALIMENTAÇÃO: As rosellas gostam de sementes, hortaliças, frutas, bagas, brotos, nozes, flores, néctar, insetos e larvas. Entre as sementes, preferem as de girassol e alpiste, e, entre os grãos, o milho. Couve, almeirão e jiló são as hortaliças que elas mais aceitam. Há também rações disponíveis no varejo.

>>> REPRODUÇÃO: Ocorre entre agosto e janeiro, principalmente em setembro, com cerca de três posturas por ano de, em média, cinco ovos. No período de reprodução, que se inicia entre um e dois anos de idade, o melhor é deixar o casal em viveiro separado, pois a rosella é agressiva e territorialista com outros pássaros da mesma espécie, sobretudo quando os filhotes estão no ninho. A fêmea é uma excelente chocadeira. Leva perto de 20 dias para incubar os ovos e só sai do ninho para se alimentar.

Dicas de Pierre J. Alonso que é zootecnista
Fonte: Revista Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário