domingo, 16 de maio de 2010

Semana Acadêmica de Zootecnia UFRRJ


Quero dar os parabéns ao Diretório Acadêmico de Zootecnia (DAZ) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) por realizar a XX Semana Acadêmica de Zootecnia da UFRRJ.
O evento, cujo tema foi ZOOTECNIA: PLANEJANDO E PRODUZINDO UM FUTURO SUSTENTAVEL, contou com a presença de diversos profissionais que vieram de todo país. Foram oferecidas excelentes palestras,mini-cursos e ainda promoveram mesas redondas.
A XX Semana Acadêmica de Zootecnia da UFRRJ aconteceu durante essa semana (10 a 15 de Maio de 2010)

Segundo Allan Figueiredo, Atual Presidente do DAZ da UFRRJ a Semana Acadêmica não era realizada desde 2005 e a intenção é voltar a fazer todo ano.

6 comentários:

  1. ê puxação de saco..rsrs....te amo mto...
    aliás, esse blog superou minhas expectativas..parabéns..bjjaão.
    ps: agora vc tem um trabalho: atualizá-lo todo dia.

    ResponderExcluir
  2. Ola, sou de ctba e estou de mudança p rj, aki eu conheci o curso de Zootecnia e me apaixonei mas n pude continuar por problemas $$... Qro saber mais informações sobre o curso de Zootecnia da ufrrj cmo grade curricular, concorrencia por vagas... No site da ufrrj n consegui encontrar. Qro continuar e seguir c minha carreira de Zoo pq fui agraciada no dia do meu niver 13/5, dia do Zootecnia!!!
    Se puder me mandar algum conteudo, eu agradeço!!!
    gio_koeb@yahoo.com.br.
    Grata, Giordani

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho uma amiga que estudou comigo no ensino médio, que formou-se em Zootecnia. Ela viveu muito tempo Canada e o curso lá não foi muito útil, sendo a coitada obrigada a trabalhar em outra coisa.

    Para ela ter trabalho na área de Zootecnia nos Estados Unidos ou Canada, sem ter que ir para trabalhos que não tenham nada a ver com o que ela se preparou, é só tentar a pós-graduação em mestrado, que abre as portas não apenas para a vida acadêmica na área, mas também para área comercial.

    Esse curso de mestrado deveria ser difundido para brasileiros, que se um dia for trabalhar no exterior, tem oportunidade de arranjar um emprego com igualdades de condições de trabalho com nativos (já que tudo agora é globalização).

    Pelo menos uma mestre ou doutora em zooctenia não vai para os Estados Unidos trabalhar em subempregos já tem curso superior.

    Obrigada.

    Victoria L. F. Guimarães

    ResponderExcluir
  4. Para a pessoa se preparar para o vestibular de zootecnia, precisa antes conhecer a profissão.

    Quando a pessoa estiver já no ensino médio, não se deve preocupar em apenas passar na prova do ENEM ou vestibular, porque no vestibular, não vão cair perguntas sobre o que a pessoa vai fazer de verdade quando começar a faculdade.

    Para se familiarizar com esse curso, sugiro que visitem o site de venda de cursos On-line, para os alunos conhecerem exatamente a realidade do cursos e se é isso que desejam para sua vida.

    ZOOTECNIA é bem diferente de VETERINARIA OU ZOOLOGIA (subramo da BIOLOGIA).

    Para uma pessoa ser zoológa, precisa ser forma em BIOLOGIA e depois prestar uma pós graduação e mestrado na área de ZOOLOGIA (para se especialização em animais). Também tem o ramo da BOTÂNICA (que é o estudo das flores). ZOOLOGIA e BOTANICA são especializações na área da BIOLOGIA.

    É diferente da ZOOTECNIA que é um estudo dos animais voltado mais para o comércio.

    A pessoa não precisa fazer mestrado em ZOOTECNIA. A própria faculdade já é técnica.

    O ideal para o formado em ZOOTECNIA é um mestrado do nível lato ou strictus sensos voltado para área empresarial.

    O Biológo estuda visando a vida científica, projetos ecolígicos, não visam ganhar dinheiro.

    O ZOOTECNICO, não. O objetivo é formação prática para ganhar dinheiro, entrar no mercado de trabalho, para compecio e industria de base.

    Para quem quer ser ZOOTECNICO:

    É muito diferente de ZOOLOGO, que não faz questão de dinheiro, eles mais estudar os animais, para proteger, procurar entender o funcionamento do organismos deles. Enfim, a zoologia é o rumo da ciência prima da veterinária.

    A ZOOTECNICA, não, é uma área mais voltada para o mercado.

    Para quem quiser conhecer a realidade do mercado de trabalho do ZOOTECNICO, pode ir dando uma olhando em cursos para preparar já a cabeça e ver se é esse seu dom. A pessoa tem que gostar de morar no interior, não deve ser uma pessoa urbana.

    No site tecnologia e treinamento, mostra mais ou menos as tarefas que um Zootecnico precisará de desempenhar para ganhar um bom salário:

    www.cpt.com.br

    Formados em Zootecnia estão buscando profissionais capicatdos na área, nem precisam ter curso superior, mas precisam ter consciência, que sem faculdade, ganharão bem menos, do que se fizerem zootecnia.

    O objetivo é da ZOOTECNIA é industrial. Não visa pesquisas, teses e etc... É uma coisa prática.

    Já a Zoologia (que é um pós graduação) do curso de Biologia ou veterinária, visa, só estudar os animais, procurar cura de doenças para eles, etc... É mais para o lado da ecologia. É mais verde.

    Ja a Zootecnia é mais azul, mais capitalista mesmo.

    Quem quer fazer zootecnia mesmo, não precisa apenas estudar só para as provas do vestibular e ENEM. Porque mesmo que a pessoa passe nos primeiros lugares na UFRRJ para o curso de zootecnia, pode ser que não goste da realidade do curso na prática. Pelo sim, pelo não, conheçam a profissão que desejam, através dos vídeos e cursos da CPT.

    Zootecnos vem usando esse material em aulas para preparar os alunos para a prática.

    Não se precisa de faculdade para ser contratado por um Zootecno.

    Lembrando: Galera da Zootecnica é anti-ecologico, não tem essa coisa de ter pena dos bichos, não.

    Se você tiver uma versão religiosa e conservadora do mundo, ama os bichos e for ecologicamente correto ou correta, o ideal é BIOLOGIA para depois tentar uma pós em ZOOLOGIA ou BOTÂNICA. Visam, preservar a natureza para estudos de animais para pesquisas, cura de doenças, etc...

    A Zootecnia é uma coisa mais tecnica.

    Tudo que termina em LOGIA (visa logos, conhecimentos é ciência).

    Tudo que termina em TECNIA (visa trabalho técnico empresarial, visando dinheiro mesmo).

    Esclarecendo as diferenças para não ter tanta evasão depois de alunos nos primeiros períodos.

    ZOOTECNICOS não participam de projetos como TAMAR, proteção dos sapos, ou coisas assim, não. Visam,a INDUSTRIALIZAÇÃO.

    Até mais, Maristella Bittencourt (Jessica, meu novo codinome)... kkk

    ResponderExcluir
  5. Drama de Reinaldo:

    Ser soldado ou não. Por enquanto ser professor do CCAA é melhor. Assim é guerra contra a Maristella que foi para os EUA abandona-lo por causa do cavalos do Texas.

    A guerra continua:

    Roberta ecologicamente correta ama os animais. Maristela é malvada!!! Que emprego horroroso esse da UFRRJ.

    Maristella nem liga.

    Roberta quer ser biológa, estudar os animais e arranjar curas de doença. Causas sempre nobre dessa moça loira!!! Ela quer cuidar dos animais e proteger os bichinhos.

    Maristella já vê os animais como uma forma de ganhar lucro.

    Deus, que me perdoe, eu amo a natureza, mas eu acho profissão da Maristella mais lucrativa.

    Mas, Cida fica sendo forçada pelos pais a fazer direito.

    Eu quero museologia. Mas, minha família, diz que não traz direito.

    Ah, que saudade da galera da 3003 do Cabral.

    Beijão para todos.

    Simone L. F. Guimarães (Por favor, agora sou Victoria. Se a Maristella quer ser Jessica depois que foi para as Americas, eu quero ser Victoria).

    Porque não podemos mudar de nome, hein.

    Já fiz minha propaganda da CPT Brasil:

    www.cpt.com.br

    A UFFRJ precisaria ter esses materiais nas bibliotecas para usar como plano de aula.


    (Simone ainda ... Agora, sou Victoria).

    A minha querida Turma de 1995

    ResponderExcluir
  6. Na verdade este não é um comentário. Eu gostaria de um contato. Sou escritora e publico este mês um romance cuja personagem principal é uma zootecnista. Então gostaria de saber se haveria interesse em divulgar em seu blog algo sobre o livro. Se assim for faça contato, por favor: adrianaigrejas@oi.com.br
    Grata,
    Adriana Igrejas

    ResponderExcluir