segunda-feira, 17 de novembro de 2014

'Casa' de macaco bugio sofreu crime contra a natureza, diz polícia

A Polícia Ambiental de Irapuã (SP) divulgou nesta quarta-feira (12) uma análise feita em uma mata, na área urbana da cidade, onde vive um macaco da espécie bugio que estaria prestes a "perder a casa".

A polêmica começou quando o dono da área começou a cortar árvores para a construção de um novo bairro. Indignados, os moradores que já convivem com Chico, há cinco anos, protestaram e o desmatamento foi interrompido por ordem da Policia Ambiental por falta de autorização.

Segundo a polícia, houve crime contra a natureza. O estudo mostra que, em quatro anos, metade da mata original onde o macaco está foi derrubada. Isso aconteceu entre os anos 2008 e 2012.

Agora, o responsável pode ter de pagar multa de R$ 6 mil, responder criminalmente por crime ambiental e ainda ter de plantar 25 árvores para cada uma que foi derrubada.

Os bugios estão ameaçados de extinção e se Chico for levado de volta a uma floresta nativa, pode morrer por que não sabe se alimentar sozinho e não pertence a nenhum bando. As copas das árvores do bairro estavam juntas, local ideal para o bicho, segundo os policiais.

Pelo menos por hora, Chico, que virou um símbolo de preservação, está com a casa mantida.
Chico é morador ilustre e moradores querem que ele fique no local (Foto: Reprodução / TV TEM)



FONTE: http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2014/11/casa-de-macaco-bugio-sofreu-crime-contra-natureza-diz-policia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário