Sorvete é feito basicamente de frutas como manga, banana e melancia.Chimpanzés, orangotangos, babuínos e macacos-prego recebem sorvete.
Os animais do Zoológico do Beto Carrero World, em Penha, estão recebendo, ao longo do verão, picolés de frutas para amenizar o calor. Semanalmente, são distribuídos picolés de frutas para chimpanzés, orangotangos, mandris, babuínos, macacos-prego, macacos-aranha e para os ursos.
O sorvete é feito basicamente de frutas como manga, maçã, banana, melancia, que são picadas e congeladas com água de coco e água potável. O processo demora cerca de três dias até ficar no ponto certo para ser distribuído.
“Além de servir como um refresco, os picolés ajudam no enriquecimento ambiental dos animais, pois podem ser facilmente manipulados”, explica a Bióloga Bruna Keske.
Além da “sobremesa”, são vários os cuidados tomados nesta época do ano, entre eles, manter as portas abertas para que os animais se refugiem do sol e o preparo do alimento próximo ao horário do consumo.
Em Pomerode, um zoológico teve uma iniciativa parecida. Por causa do calor, os ambientes foram adaptados e também uma dieta diferenciada foi estabelecida. "Desde dezembro, estamos dando a eles uma dieta com frutas ricas em água, para manter a hidratação", comenta o biólogo responsável pelo local Rafael Pagani.
Além disso, os pinguins estão em um espaço com dois ar-condicionados e são mantidos a uma temperatura média de 17ºC. "São dois splits grandes, que mantêm o ambiente agradável. Eles vivem em temperaturas entre 3ºC e 20ºC na Patagônia Chilena".
FONTE: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/nossa-terra/2013/noticia/2014/02/animais-de-zoo-ganham-picoles-de-fruta-para-refrescar-os-dias-quentes.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário