Domar cavalos não é uma tarefa fácil e é recomendado que não se faça sozinho. O peso do animal e sua animosidade natural fazem com que a sua violência possa ser fatal para o homem. Um coice de cavalo no local errado pode matar uma criança e até um homem de 100 quilos. Logo, todo cuidado é pouco.
Se você tem uma pequena ou grande fazenda, começa a fazer a incursão de cavalos em seus campos e tem dúvidas sobre como domá-los, saiba, há dois tipos de doma, a tradicional e racional. O primeiro tipo de doma exige a velha agressividade, força e, muitas vezes, o uso da violência para poder domar o animal. O segundo é uma forma mais racional de dominar o cavalo, usando racionalidade no lugar da violência.
Em suma, tornar-se confiante para o cavalo é fundamental. Segundo especialistas do ramo, o método é mais eficaz do que a doma tradicional. Mas para isso é preciso que o dono use métodos para conquistar a confiança do cavalo e assim fazer com que ele siga suas ordens. Isso quer dizer, violência e agressividade para conseguir alcançar os resultados nunca mais.
Alguns especialistas no assunto garantem que o termo doma já é algo do passado. Hoje, o termo popular entre a classe é a iniciação do animal. A doma remete ao treinamento do animal de modo pronto, terminado, quando na verdade precisa ser a continuidade de um trabalho que leva ao perfeito entendimento por parte do animal acerca dos comandos. Iniciar o cavalo, ou a grosso modo, domá-lo, é fazê-lo entender os comandos por meio de confiança, demonstrando respeito ao animal, fazendo com que ele aceite os comandos de forma sutil. Isso vai muito além da necessidade de ter que mostrar autoridade por meio da força, de ter que se sair vencedor sobre o animal.
Processos antigos de doma eram basicamente o homem tentando sair-se vitorioso sobre a fera, hoje o quadro mudou. As técnicas para tanto são: criar exercícios que deixem claro na cabeça do cavalo a repetição de movimentos, de práticas que o façam ganhar tempo e o cansem ao ponto dele passar a obedecer os comandos. Para tanto, métodos e sistemas de domas ultrapassados devem ser descartados. É preciso aprender a entender o animal e trabalhar os comandos de acordo com essa percepção.
Alguns especialistas no processo de doma chegam ao extremo de acreditar que o sistema eficaz de domar um cavalo é tratá-lo com uma criança que está prestes a ser alfabetizada. O sistema de ensino seria o mesmo, passo a passo, visando transformar o cavalo em um ser sensato, pensante de suas ações, trabalhador e, sobretudo, um parceiro fiel do ser humano. Tratar o animal de forma justa, visando uma parceria, não um escravo.
Os cavalos são animais que exercem certo fascínio em muitas pessoas, isso porque, além de muito bonitos, também proporcionam momentos incríveis de diversão e descontração. Porém, antes de sair cavalgando com o seu amigo, como nos filmes de Hollywood, é importante saber como domar os cavalos.
Antes que você pense que a doma é uma forma de domínio do animal saiba que se trata muito mais de ganhar a confiança dele do que de exercer algum poder sobre ele. Conheça melhor esse processo de doma e saiba como tornar o seu cavalo o seu melhor amigo. O primeiro ponto é que a doma já deve começar a ser feita de forma direcionada ao objetivo que se deseja atingir.
Por exemplo, existem animais que são serão treinados para a carreira esportiva e outros apenas para passeios. Também é necessário que se destaque que o cavalo entende de forma muito melhor os comandos sem violência ou maus tratos. Não adianta vincular a ideia de doma e treino com agressividade.
Domar é Diferente de Violência
Muitos estudos realizados com cavalos selvagens provaram que os animais aprendem muito mais facilmente seguindo sugestões de palavras chave do que sob coação ou maus tratos. Essa técnica é conhecida como Horsemanship e forma cavalos mais dóceis e assim mais seguros para as pessoas.
A partir do momento que se desenvolve essa ideia de palavras chave no treinamento, o cavalo passa a gostar de trabalhar com conjunto com o cavaleiro. Dessa forma, passa a realizar cada vez mais rápido e mais eficientemente o que lhe é pedido. Esses bons resultados são vistos principalmente em cavalos de competição.
Quando eles se sentem parte do processo de vitória passam a obedecer os comandos de maneira mais inteligente. A forma como essa doma é realizada está baseada no entendimento dos instintos dos animais. Os instintos de movimentos podem ser conduzidos através de indicações de palavras chave.
Esse tipo de doma é realizado através do reforço de ideias, ou seja, de repetir sempre ações acompanhadas de palavras. Poderíamos definir como um treinamento como o dos cães que a partir de palavras obedecem a comandos. Apesar de ser um método relativamente mais lento de doma compensa muito, pois se pode ter a certeza de a longo prazo ter conquisto a confiança e amabilidade do animal.
Lembre-se sempre que se você transmite confiança terá um animal confiante, mas se transmitir agressividade terá um animal agressivo.
Domadores Profissionais
Existem domadores profissionais, pessoas cuja profissão é domar cavalos, ou seja, torná-los mais dóceis e obedientes. Dessa forma, se você não é especialista no assunto e tem um animal que deseja domar, pode contratar um desses profissionais para te ajudar a realizar esse trabalho. A doma é um processo de aproximação do cavalo e do cavaleiro e não um processo de agressividade.
Achei bacana demais o texto. Muito obrigado por compartilhá-lo :-)
ResponderExcluirQueria postar aqui o trailer pra cavalos com apartamento que a gente faz. Talvez interesse a alguém aqui. Vlw!