sábado, 25 de agosto de 2012

Cavalo Thoroughbred (Puro Sangue Inglês PSI)

Thoroughbred (Puro Sangue Inglês PSI): É a raça de corrida que vemos nos clube jóqueis, sendo o mais veloz dos eqüinos e a base de uma imensa indústria multinacional de criação e corridas. A raça originou-se na Inglaterra nos fins do século com a importação de cavalos Árabes. Um fato incrível é que todos os PSI do mundo são descendentes diretos pela linhagem paterna de três garanhões puro-sangue Árabes: o Byerley Turco, o Darley Árabe e o Ggolphin Árabe, contribuindo para a velocidade, beleza e disposição atlética, Berbere: Contribuiu com velocidade, ardor e grande agilidade e Galloway: Deu contribuição mínima ao PSI. Possuem grande capacidade atlética e considerável vigor físico e mental. É corajoso, mas também nervoso e excitável, com temperamento às vezes difícil.
Escrever sobre o PSI no Brasil é basicamente escrever sobre os grandes haras e os principais corredores que deles saíram, desenhando assim um perfil todo especial da evolução de nossa criação desde seus limites rigorosamente domésticos até a sua entrada, embora ainda um tanto tímida e conquistada realmente por muito poucos, no cenário internacional. Os amadores do século XIX perdem significação. Os construtores mais sólidos e profissionais do século XX são os verdadeiros autores desta tão curta história. Através da vida destes haras, nossas corridas de cavalo, nossos cavalos de corrida ganham o exato colorido, de início pintado de maneira um tanto impressionista e, pouco a pouco, ganhando maior nitidez.
Para entendermos o PSI, dois nomes surgem como fundamentais no mundo da criação: o Haras Guanabara e os Haras São José e Expedictus. O primeiro representou, quando de sua fundação e do surgimento nas pistas de sua primeira geração completa (a de 1945), uma profunda e estrutural revolução dentro da nossa história; seu turning-point indiscutível. Com o Guanabara, tudo que veio antes dele e insistiu em manter a mesma política de criação simplesmente naufragou. A revolução imposta pelos irmãos Roberto e Nelson Grimaldi Seabra no campo de criação construído em Bananal (trazendo um pouco da Normandia para o interior de São Paulo) provocou uma renovação e uma atualização em limites que, até hoje, são percebidas pela influência sobre os inúmeros novos haras (pequenos ou grandes) que foram fundados desde então.
A política dos irmãos Seabra no Guanabara foi absolutamente internacional. Da formação dos piquetes ao emprego de pessoal altamente qualificado, da importação de garanhões ao rigor admirável na seleção das linhas maternas para a formação de seu plantel básico de éguas-mães, da preocupação com os acasalamentos que implicaram no envio de reprodutoras para a Europa e para a Argentina até o extraordinário bom gosta de suas construções,
Padrão do Cavalo Puro-Sangue Inglês
Pelagem – preto (uniforme), castanha (com suas variações), alazão (tostado e ruão) e todilho (com suas variações).
Altura – em torno de 1.60m.
Peso – aproximadamente 450kg.
Temperamento – energético, de grande vitalidade e as vezes indóceis.
Cabeça – perfil reto ou levemente ondulado, olhos grandes e expressivos, pálpebras finas, narinas grandes, finas e dilatadas nas asas, orelhas esbeltas, finas e móveis.
Pescoço – reto e bem musculoso, comprido e bem unido ao tronco, crina fina e discretamente abundante.
Cernelha – discretamente elevada e musculosa na base.
Dorso – reto, comprido e musculoso, largura proporcional, em união reta com a região lombar.
Lombo – largo, curto em prolongamento reto ao dorso e bem unido a garupa, formando um só corpo.
Peito – visto de frente deve ser ligeiramente estreito e sem exagero de profundidade para conservar a harmonia.
Tórax – visto de perfil deve dar a impressão de grande capacidade pulmonar, tão comprido quanto possível, com costelas compridas e pouco arqueadas com tendência à direção caudal.
Usos: Sela, corridas planas, desportos Hípicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário