sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Coelho do Brejo

Este coelho tem como nome científico Sylvilagus palustris. Embora o coelho do Brejo seja difundido por toda a parte sul de os EUA, está em extinção e habita áreas de maior posicionado com salinas ou pântanos de água doce, a maioria deles estão posicionados na área de Florida Keys. 
Seu estado de conservação é preocupante.

Vivem apenas em áreas pantanosas e são bons nadadores. Eles são freqüentemente encontrados em ambientes com piscinas de água salgada e plantas, como taboa, aguapé, pressa e centella. Eles se alimentam de todas essas plantas, e constroem ninhos de grama macia e peles em caniços à beira da água. Os coelhos do brejo têm ninhadas relativamente pequenas de 2 ou 3 após uma gestação de cerca de 30-37 dias.



É pequeno para médio porte, atingindo até 30 centímetros decomprimento e até 3 quilos de peso. Eles podem ser distinguidos de outras espécies de coelho de de brejo por sua coloração escura e proporções do crânio. Tem pêlo castanho escuro com um isqueiro e baixo. 
Estes coelhos são solitários comedores de erva, embora possam agrupar em áreasde com elevada disponibilidade de alimento. Eles também podem optar por uma dieta específica. A maior parte da dieta do coelho é constituído por plantas e ervas do pântano, especificamente aqueles encontrados em meados de e áreas de alto pantanal.


Foram descritos em uma publicação de James D. LazellJr., como grande ajuda financeira à Corporação Playboy, resultando em um coelho a ser o nome do fundador da Playboy Hugh Hefner. A época de acasalamento vai de fevereiro até setembro e durante este tempo, a cópula é com muita freqüência. Os machos são polígamos, o que significa que pode acasalar com várias fêmeas durante a temporada. O período de gestação é em torno de 30 dias e uma única fêmea dá à luz a uma média de 3,7 coelhos por ano. Em comparação com os 5,7 coelhos que são dadas pelo nascimento de outras subespécies, o coelho do brejo tem uma taxa de reprodução relativamente baixa.


Não é incomum para os machos migrarem para áreas diferentes durante a época de reprodução, no entanto as fêmeas permanecem dentro dos seus territórios. Eles vivem em ninhos feitos de grama e ervas daninhas e são ameaçadas por inundações. 
Planos estão sendo desenvolvidos para conservação desses coelhos, pois sua população é altamente afetada pela poluição, perda de vegetação e demolição de seu habitat natural. Muitos Coelhos do brejo também são mortos por gatos ou por carros. Atualmente, parece que a melhor chance de preservar esta espécie seria introduzi-los em outra área que seja adequada para eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário