sexta-feira, 13 de maio de 2011

DIA DO ZOOTECNISTA


No dia 13 de maio de 1966, em Uruguaiana, Rio Grande do Sul, era criado o primeiro curso de Zootecnia no país. Desde criança ouvimos falar que o Brasil "é um país agrícola" ou "é o celeiro do mundo" ou ainda "é o país do futuro".


Embora existam hoje muitas universidades e faculdades de Zootecnia em funcionamento em todas as regiões geográficas do Brasil, o curso e a profissão ainda não são suficientemente conhecidos da sociedade.
A exemplo do ocorrido noutros lugares do mundo, a abertura do curso de Zootecnia e a regulamentação da profissão de Zootecnista foram momentos importantes em um processo histórico de atualização e modernização tecnológica da agropecuária brasileira.
A atuação do zootecnista começa antes mesmo de o animal nascer, com a aplicação de técnicas para melhorar geneticamente as criações; segue ao longo da vida do animal, com o controle da nutrição e do manejo dos rebanhos, e ultrapassa o abate, com a fiscalização dos alimentos produzidos. Para esta atuação, o zootecnista possui uma matriz curricular que o capacita a atuar em todos os segmentos da cadeia produtiva, da produção da matéria-prima ao processamento de alimentos produzidos.

O Blog COISA DE ZOOTECNISTA, com orgulho, parabeniza a todos os Zootecnistas do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário