domingo, 1 de maio de 2011

Cavalo Andaluz



O modelo actual do cavalo andaluz descende do cavalo espanhol, raça que teve grande influência na origem da maioria das raças actuais. Muitas escolas de equitação antigas, da época do Renascimento, basearam-se no cavalo espanhol para fundamentar a montaria clássica. Na Andaluzia, predomina a criação desta linha equidea na Espanha, mais especificamente na região de Jerez de la Frontera, Córdoba e Sevilha, talvez pela preservação pelos mosteiros cartuxos. O cavalo espanhol pode ser originário da mistura de raças nativas destas regiões como o Sorraia e o Tarpan, mesclando o sangue dos cavalos berberes trazidos pelos mouros do norte africano. O Sorraia introduziu neste cavalo a força e a notável resistência; já o Berbere trouxe-lhe bravura, ardor e grande agilidade. 
O andaluz não é um cavalo muito veloz, mas tem grande altivez, já que soma características de agilidade e força. Apresenta uma cabeça arrogante e nobre, o perfil é bastante característico, dito "acarneirado". Apresenta crina e cauda abundantes e as muitas vezes longas, podendo com frequência mostrarem-se aneladas. Apresenta um pescoço bastante forte e arqueado que liga-se a um tronco forte e largo. 
Cavalo utilizado para touradas na Espanha, devida a sua extrema inteligência, é um ótimo animal também para sela, dressage. É um cavalo que alheia força e inteligência, num só animal. 
Altura: Cerca de 1,57m.
Pelagem: Tordilho, castanho e alazão.
Usos: Sela, tourada, adestramento, shows.

Nenhum comentário:

Postar um comentário