domingo, 10 de abril de 2011

Orientações para a produção de mel na região amazônica

As peculiaridades da região amazônica, como a alta temperatura, períodos longos de chuva e alta umidade, devem ser levadas em consideração nas mais variadas práticas agrícolas. 
A produção de mel, seja de abelhas africanizadas ou sem ferrão, também deve observar essas questões a adotar técnicas e cuidados necessários para obter uma alta e constante produção.
No Prosa Rural desta semana, a pesquisadora Patrícia Drumond, da Embrapa Acre (Rio Branco/AC), aborda os ganhos na produtividade da atividade apícola, que estão diretamente relacionados ao uso correto das técnicas de manejo. São enfatizadas as técnicas de instalação de apiários, seleção de rainhas, produção em períodos de escassez, beneficiamento e comercialização do mel e combate a pragas e doenças. Os procedimentos são simples, de baixo custo, mas fazem diferença na qualidade e na quantidade de mel produzido.
Além de falar sobre o manejo, a pesquisadora ainda traz dicas de instalação e manutenção das colmeias, que tem como objetivo principal a produção constante do mel. “Além de outros requisitos, o produtor deve escolher o local de instalação das colmeias levando em consideração a distância de sua residência e a disponibilidade de flores para as abelhas”, ressalta.
Ainda no programa, o produtor Francisco Rosario, proprietário da Apiacre, empresa que distribui mel em pequenos mercados de Rio Branco, apresenta sua experiência de 25 anos com a apicultura, e observa as vantagens de se trabalhar com produção de mel na Amazônia. “Trabalhar com abelhas é mais uma alternativa de renda dentro da propriedade”, explica. Na parte cultural, o programa traz a animação do grupo musical acreano Los Porongas, com a música Ao Cruzeiro.
O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Fonte: portal do agronegocio

Nenhum comentário:

Postar um comentário