quarta-feira, 6 de abril de 2011

Coelho brasileiro (Tapiti)

Sylvilagus brasiliensis é o nome científico do Tapiti, também conhecido por coelho brasileiro. Este coelho é mais abundante na América do Sul e Central. O seu estado de conservação é pouco preocupante.

Espécie de coloração geral pardo-amarelada, com partes inferiores mais claras e cauda pequena, orelhas curtas e finas e membros posteriores grandes e adaptados ao salto. Mede de 35 a 40 cm de comprimento total e pesa entre 950g e 1,2Kg. De hábitos noturnos, abriga-se de dia em tocas que escava ou em buracos e raízes de árvores. Sua carne é apreciada por caçadores, sendo por isso muito perseguido e tornando-se raro em algumas regiões de nosso Estado e de nosso país. Sua ocorrência em algumas regiões do sul e sudeste do Brasil também está ameaçada devido à introdução da lebre européia Lepus capensis no Uruguai ou Argentina pelos colonizadores europeus. Animal herbívoro, alimenta-se de folhas, brotos, cascas e talos de vários vegetais. O período de gestação é de cerca de 30 dias e a fêmea constrói um ninho com palhas e pêlos onde nascem de 2 a 7 filhotes. Pode haver 4 a 5 crias por ano. Habitam bordas de matas, campos e cerrados. 
Distribuição Geográfica: Brasil nos estados de Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. América Central e América do Sul. 

2 comentários:

  1. boa noite amigo, gostaria de saber se há alguma criação de tapiti em cativeiro? e qual a situação atual do numeros de animais, e se a risco de desaparecimento? agradeço pela atenção e se possível me envie um retorno por favor..

    fica com Deus..

    email: adm.ufms@hotmail.com


    Hélio

    ResponderExcluir
  2. Boa noite !Gostaria de saber se há alguma criação em cativeiro de tapiti ?

    Muito obrigado.

    oliveira.luciano011@gmail.com

    Luciano Oliveira Santos

    ResponderExcluir