domingo, 13 de fevereiro de 2011

Estratégias no combate das micotoxinas

artmicotox
Possíveis ações para tratar das micotoxinas, em especial a zearalenona, que é a principal “suspeita” em um diagnóstico quando se fala de problemas reprodutivos.
Problemas sanitários e reprodutivos em granjas de suínos têm demonstrado o poder destrutivo das rações contaminadas com micotoxinas.
Por várias razões, fungos e seus metabólitos tóxicos estão afetando uma quantidade crescente de grãos ao redor do mundo. Há dois anos, estimava-se que no mínimo 25% dos grãos estavam contaminados com micotoxinas; atualmente, acredita-se que isso seja uma subestimativa. O clima é considerado um dos principais responsáveis, bem como algumas práticas na agricultura e no cultivo de grãos suscetíveis às micotoxinas.
Particularmente, produtores de suínos devem estar preocupados com possíveis contaminações existentes nas rações que utilizam. Técnicos do setor estão de acordo que, entre as espécies animais, o suíno é o mais sensível às micotoxinas. Dentre os 300 tipos de micotoxinas conhecidas ou mais, cinco aparecem como as de maior relevância. Dentre essas cinco, o suíno está em primeiro lugar em cada uma em relação à sensibilidade.
Referências sobre as principais micotoxinas no mundo, principalmente as do gênero Fusarium, indicam que os suínos foram significativamente mais afetados do que as aves ou bovinos para o efeito das fumonisinas, da zearalenona, da deoxynivalenol (DON) e da ocratoxina A (OTA). Os suínos também apresentaram mais sensibilidade às aflatoxinas, micotoxinas produzidas pelo gênero Aspergillus.
Sinais clínicos de doença são observados quando uma dessas micotoxinas excede o nível mínimo na dieta dos animais. Por exemplo, o vômito causado pela toxina DON fez que ela fosse comumente chamada de vomitoxina. Os suínos, contudo, poderão refugar a ração, prejudicando seu crescimento e performance, uma vez que, presenciado a micotoxina em um nível superior a 50 partes por bilhão. A zearalenona tem sido descrita, em publicações, como um modelo clássico de como os receptores de estrogênio funcionam. Ela tem efeitos estrogênicos (hormonal) na puberdade e fertilidade quando presente em níveis maiores do que 10-30 ppb.
Essa combinação de sensibilidade e seus efeitos é uma dificuldade encontrada em qualquer diagnóstico, entre sinais clínicos e níveis mínimos, que são influenciados pela idade ou fase de produção do suíno. Os efeitos também podem ser acumulativos, como o nascimento de natimortos de fêmeas que consumiram rações contaminadas durante a fase de gestação ou uma desordem no balanço endócrino em leitoas que estão entrando na puberdade, em razão do consumo de zearalenona em algum período anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário