domingo, 23 de janeiro de 2011

Caso raro


Imagine engravidar depois de já estar grávida. O caso aconteceu com uma búfala em Pompéia, no centro-oeste de São Paulo. Uma bezerra nasceu 15 dias depois da irmã. Quem gostou da novidade foi o dono da criação, que viu o rebanho aumentar além do esperado, graças a um caso raro.
A búfala é diferente e tem nome: Borborema. Tranquila, ela alimenta os dois filhotes. A imagem é bonita. Não fosse por uma particularidade, seria comum. Ao olhar com bastante é possível notar que uma bezerra é menor do que a outra. A maior nasceu no dia 23 de dezembro. A pequena nasceu 15 dias depois. As duas são filhas da Borborema.
Esse é um fato raro, conhecido como superfetação. “O animal entrou em cio, foi concebido e entrou em gestação. Após 15 dias, que não seria normal o animal entrar em cio novamente, ela entrou em cio novamente, ovulou e foi coberta novamente e emprenhou. O mais interessante é que cada animal foi gerado em um corno uterino. Geralmente, a gestação de gêmeos é gerada em um corno. Nesse caso, observou-se a gestação nos dois cornos uterinos”, explicou o veterinário Jayme Piza.
O criador Élcio Zaparolli é o dono da búfala. Ele cria esses animais há 16 anos e tem mais de 150 cabeças no pasto. Porém, nem toda essa experiência fez ele desconfiar que havia outra bezerra depois que a primeira nasceu.
“A gente percebeu que ela não estava deleitando normalmente. Estava segurando um pouco o leite. Eu percebi que ela estava bem barriguda e com outros sintomas que indicam prenhes. Mas nunca me passou pela cabeça que ela viesse a parir novamente. Se todas fossem assim, seria bom para ajudar o patrão”, concluiu o criador.
Segundo o consultor do Globo Rural, o veterinário Enrico Ortolani, esse caso é pouco comum. Tanto nas vacas como nas búfalas acontece em cerca de 1% dos nascimentos duplos.

Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário