quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Frango caipira proibido

O frango caipira tão comum no interior, que já virou tema até de música sertaneja sobre a vida tranquila e pacata no campo, está ameaçado de sumir da feira livre em Barra do Garças. Ele aparece na lista de irregularidades da feira apontada pela Vigilância Sanitária a pedido do Ministério Público Estadual (MPE), responsável por determinar a abertura de inquérito policial contra 59 feirantes.
De prato preferido da comunidade, o frango caipira virou uma espécie de "vilão" e pode desfalcar a mesa do barra-garcense porque terá que ser inspecionado, e a Prefeitura Municipal ainda não tem o Serviço de Inspeção Municipal(SIM). Os feirantes estão temerosos que a ave suma da feira parecido com o que aconteceu com a coalhada.
Segundo os proprietários de bares, a coalhada mais saborosa é feita com leite in natura, ou cru, que está proibido na cidade e desempregou vários leiteiros na região. As reclamações pegaram também o pequi por causa do pano sujo usado por alguns feirantes e gariroba exposta no chão.
Apesar das reclamações de feirantes e alguns consumidores, o promotor Marcos Brant Gambier Costa disse que não se arrepende da ação movida por ele em função das irregularidades de manuseio e higienização de alimentos na feira. Porém, ele acredita que o problema será sanado com o tempo e o frango caipira deverá continuar sendo vendido.
O promotor explicou que audiência realizada nesta quinta-feira (10) teve o objetivo de orientar os feirantes e reivindicar da prefeitura melhorias no prédio da feira. “Nós queremos o mínimo de higiene dos feirantes que é direito do consumidor” argumentou. Segundo Brant, a Vigilância apresentou fotos de carne carregada em carrocinhas, alimentos expostos no chão e menores trabalhando no local.
O relatório mostra também o uso de litros enferrujados para medir os alimentos e cozidos expostos sem tampa. Contudo, o delegado alertou que mesmo com a audiência os feirantes vão ter que comparecer na delegacia para responder criminalmente pelas condições da feira, conforme anunciou o delegado Adilson Gonçalves.
O promotor rebateu as críticas de que esteja com perseguição aos feirantes e informou que o prefeito de Barra do Garças, Wanderlei Farias, também foi notificado para instalar pias, balcões e reformar banheiros e rampas de acesso da feira.
O vereador Sávio Carvalho (PDT) anunciou a aquisição dos balcões e pias e a construção de matadouro público de pequenos animais como porcos, frangos e carneiros.
O vereador Odorico Kiko (PT) lembrou que a prefeitura poderia ter feito isso no ano passado quando ele apresentou o mesmo projeto do matadouro e foi rejeitado pelos vereadores. O petista pediu que a prefeitura adquira também as bancas para os feirantes.
Sobre a continuidade do frango caipira na feira dependerá do SIM que pode demorar porque a prefeitura ainda criou esse serviço. E com isso o franguinho corre o sério risco de ficar fora do cardápio do povão como vem acontecendo com a coalhada.

Olhar Direto

Nenhum comentário:

Postar um comentário