quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Boa nutrição da reprodutora melhora qualidade do frango

Incrementar a dieta da galinha reprodutora pode ser uma maneira eficaz de melhorar o desempenho e a qualidade do frango de corte. Isso porque, de acordo com pesquisas recentes, boa parte dos nutrientes absorvidos pela galinha matriz é transferida para a os ovos e, consequentemente, para os pintos. Esse é um dos temas que será apresentado IV Congresso Latino Americano de Nutrição Animal, que acontece entre os dias 23 e 26 de novembro, em Estância de São Pedro (SP).
Até alguns anos atrás o sistema de produção da avicultura tinha um processo tecnológico voltado diretamente para o pintio, após ter sido eclodido. Hoje a nutrição, o manejo e a sanidade da granja ainda são considerados aspectos importantes, mas os produtores passam a se preocupar também com a alimentação das reprodutoras. De acordo com o médico veterinário Lúcio Francelino Araújo, professor da Universidade de São Paulo, três questõs devem ser levadas em conta para a nutrição adequada da matriz.
— O primeiro ponto é que quando falamos em nutrição de matrizes devemos estar atendendo as necessidades de manutenção dessas aves. Em segundo lugar, as suas necessidades para a produção de ovos. E o terceiro ponto diz respeito às necessidades que ocorrem para que haja transferencia desses nutrientes para o ovo, os quais o pintinho vai utilizar para a sua formação — explica.
A eficácia dessa prática já foi comprovada por pesquisas. De acordo com Araújo, experimentos desenvolvidos em parceria com a Universidade de Mississipi (EUA) mostraram que o incremento da alimentação das aves com minerais e vitaminas geraram um melhor rendimento do filé de peito, carne nobre do frango. Por isso, na opinião do médico veterinário, o método não só é economicamente viável como traz um grande retorno financeiro ao produtor.
— É lógico que quando falamos em melhorar a nutrição da matriz estamos falando em incrementar a dieta da reprodutora. Mas o aumento de custo que vai surgir dessa melhoria da dieta é compensado pela melhoria do desempenho do pintinho no campo, então eu diria que o aumento de custo é insignificante diante dos benefícios que o produtor tem na granja e dos resultados que ele tem com o frango de corte — afirma.
O avicultor interessado em adotar a prática na sua cadeia produtiva deve recorrer à assistência das empresas que trabalham com as respectivas genéticas de suas reprodutoras, para descobrir como nutrir as aves da maneira mais adequada.

FONTE: Portal Dia de Campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário