sábado, 23 de outubro de 2010

ZOOTECNISTA

O gosto pelo cuidado de animais não é exclusividade do médico veterinário. O zootecnista também tem o cotidiano profissional intimamente ligado com a criação de bovinos, caprinos, suínos, peixes, abelhas. A diferença básica entre as duas carreiras é que, enquanto a veterinária cuida da saúde, a zootecnia busca aumentar a produtividade do animal. “Aqui não pode ter romantismo. Na zootecnia, o profissional lida principalmente com o alimento. O bovino vai ser levado para o abate, o suíno também, e ambos serão vendidos no frigorífico”, explica o coordenador do curso de zootecnia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). João Ricardo Dittrich. 
Mas quem imagina que o zootecnista não quer saber da saúde do animal, engana-se. “A profissão também tem a parte profilática [de prevenção de doenças]. Já o médico veterinário tem a formação para receitar medicamentos, para trabalhar com a clínica médica”, explica Dittrich. 
“Zootecnia é produção animal. O curso vai ensinar tudo o que for necessário para criar um animal: a alimentação, o manejo em um pasto, o melhoramento genético, a reprodução, o agronegócio”, resume a professora Neli Marisa Azevedo Silva, presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP). 
Você se pergunta: produzir o quê? Qualquer coisa que seja utilizada para o homem, de mel de abelha a búfalo, passando pela criação de frangos, aves, cabras, ovelhas, carneiros até o gado de leite e de corte. Até animais silvestres, como avestruz, entram no rol das espécies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário