segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Seminário vai discutir produção de mel de abelhas-sem-ferrão no litoral do Paraná

Entre os dias 12 e 14 de novembro, acontece em Matinhos, PR, o 4º Seminário Paranaense de Meliponicultura – cultivo, geralmente artesanal, de abelhas-sem-ferrão, subfamília que tem no litoral do estado um de seus habitat naturais.
Promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Litoral, com o apoio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) do estado, o evento espera receber 400 participantes para debater a produção desse tipo de mel como alternativa sustentável de renda.
Como cerca de 90% da polinização das flores em uma floresta é feita por abelhas nativas, o uso desses insetos representaria uma relação de interdependência entre os meliponicultores e anatureza. Ou seja, garantiria a produção do mel e a diversificação do trabalho no campo, especialmente porque o litoral do Paraná ainda mantém boa parte da mata nativa preservada.
Nesta edição, o seminário deve incluir visitas técnicas a polos produtores da região, como a comunidade de Cabaraquara, em Guaratuba, onde serão apresentados os desafios para certificar o mel coletado de colmeias de abelhas-sem-ferrão; e o território indígena da Ilha da Cotinga, em Paranaguá, no qual guaranis vivem da comercialização do produto.

Informações sobre como se inscrever no seminário podem ser obtidas no site www.meliponario.ufpr.br, pelo telefone (41) 3511-8300 ou pelo e-mail do professor Renato Bochicchio: spm@ufpr.br. A UFPR Litoral fica na Rua Jaguariaíva, 512, em Matinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário