segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Começa vacinação de bois e búfalos em Rondônia


Ernesto de Souza
Mais de 80 mil pecuaristas de Rondônia começam a vacinar o rebanho de bois e búfalos contra a febre aftosa. Na ultima sexta-feira (15/10) começou a nova campanha que termina em 15 de novembro. Deve alcançar 11,5 milhões de animais em 103 mil propriedades rurais do estado. 
A responsável técnica pelo Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa em Rondônia, Michiko Kuroda, explica que veterinários do serviço estadual de fiscalização trabalham principalmente nas áreas de fronteira com a Bolívia para verificar o trânsito de animais e a ficha de vacinação. “Todas as propriedades de fronteira são cadastradas. Temos quatro embarcações para fazer a ronda nos 1.444 km de fronteiras fluviais. Isso garante um índice de vacinação próximo de 100%”, afirma. 
Cerca de 70% do rebanho rondoniense é formado por gado de corte, concentrado nos municípios de Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Vilhena e na capital Porto Velho. Já a produção leiteira fica próxima a Ji-Paraná. 
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desde 1999 não são notificados casos de febre aftosa em Rondônia. Por meio de portaria, o ministério reconheceu, em 2002, o estado como área livre da doença com vacinação. “A imunização do rebanho é importantíssima tanto para a manutenção desse status de zona livre, quanto para proteger os animais de possíveis focos da doença”, ressalta Kuroda. 
O pecuarista tem até quinze dias após o término da campanha para entregar o comprovante de vacinação em uma das 92 unidades de atendimento da defesa agropecuária do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário