sábado, 31 de julho de 2010
sexta-feira, 30 de julho de 2010
Como Criar Acará-bandeira
Consultores João Batista Kochenborger Fernandes e Luiz Gustavo Giannecchini
Fonte: Revista Globo Rural
quinta-feira, 29 de julho de 2010
Acará-bandeira
quarta-feira, 28 de julho de 2010
MT quer ser “gigante avícola”
Mato Grosso cresce em ritmo chinês e um dos segmentos da indústria que mais acompanham essa tendência e tem atraído investidores é a avicultura. De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias da Alimentação no Estado de Mato Grosso (Siamt), Wilmar Franzner, a grande procura pelo Estado tem explicação: é devido à grande produção de matéria-prima para ração. Franzner destaca que um dos entraves desse segmento é a falta de mão-de-obra.
terça-feira, 27 de julho de 2010
domingo, 25 de julho de 2010
Manejo do gado de corte.
Manejo do gado de corte.
FONTE: http://www.youtube.com/watch?v=QX5te0pnvmU&feature=related
sábado, 24 de julho de 2010
NELEITE
Soro de Leite no Combate à Desnutrição
Matéria apresentada no Jornal Nacional-Rede Globo de televisão
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Como Criar Sagui
INÍCIO - É preciso conseguir autorização do Ibama para criar saguis comercialmente. A aquisição deve ser feita em estabelecimentos legalizados pelo instituto ou mediante depósito dos órgãos de fiscalização de animais apreendidos do tráfico. Na hora da compra, verifique se a documentação está em ordem. Na nota fiscal devem constar os números do registro do criador e de marcação do sagui, sexo e idade. Sem o documento, a criação estará sujeita a processos, multas e perda dos animais.
Pierre J. Alonso - zootecnista
Fonte: Revista Glogo Rural
Sagui
Texto João Mathias
quarta-feira, 21 de julho de 2010
AVICULTURA COLONIAL Mariana Pimentel/RS
Produtores de Mariana Pimentel/RS, interessados em avicultura colonial, visitam aviários e agroindústrias familiares na região de Chapecó/SC para conhecer exemplos de empresas bem sucedidas e aumentar os conhecimentos na área.
Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=5SW-dJBi7pI&feature=related
terça-feira, 20 de julho de 2010
domingo, 18 de julho de 2010
sábado, 17 de julho de 2010
Codornas - Iniciando a Criação
Adquira curso completo: (31) 3899-7000 ou http://www.cpt.com.br/curso/24/5056/c...Este é um demonstrativo do filme que compõe o curso CPT "Codornas - Iniciando a Criação". O Curso completo é constituído de livro interativo com 220 páginas e filmes, em DVD com total de 61 minutos.O curso aborda: iniciando a criação, instalações e equipamentos, manejo Inicial.Qualquer dúvida, estamos à disposição pelo e-mail vendas@cpt.com.br
sexta-feira, 16 de julho de 2010
Como Criar Saíra
CRIAÇÃO MÍNIMA: pode iniciar com um casal, mas para a atividade comercial são recomendados 20 casais de espécies diferentes
CUSTO: o preço de cada ave é a partir de R$ 600
RETORNO: após um ano
REPRODUÇÃO: 2 a 3 posturas por ano
INÍCIO - para comprar espécies de saíras no comércio varejista, certifique-se de que o estabelecimento possui registro no Ibama, cujo número pode ser verificado na nota fiscal da venda. Procure também por referências de criadores experientes, que podem ser fornecedores ou auxiliar com dicas de locais para a aquisição das aves.
VARIEDADES - as variedades de saíras mais criadas no país são sete-cores (Tangara seledon); bico-fino (Dacnis cayana); sapucaia (Tangara peruviana); preciosa (Tangara preciosa); militar (Tangara cyanocephala); saíra-beija-flor (Cyanerpes cyaneus); saíra-tucano (Chlorophanes spiza); e saíra-princesa (Tangara desmaresti). Elas apresentam ótima reprodução em cativeiro. Mas há também outras espécies, como paraíso (Tangara chilensis); pintor-verdadeiro (Tangara fastuosa); saí-andorinha (Tersina viridis); cabeça-azul (Tangara cyanicollis); e diamante (Tangara velia); entre outras.
AMBIENTE - pássaros gostam de locais com temperatura amena e sem correntes de ar. As saíras não são diferentes e se adaptam muito bem em viveiros plantados e em gaiolas instaladas em ambientes de clima agradável. Em viveiros plantados - com arbustos ou árvores vivas -, no entanto, há dificuldade para realizar a limpeza, a qual é necessária na criação de aves frugívoras.
GAIOLAS - as medidas indicadas para as gaiolas são de, no mínimo, 1,20 metro x 0,60 metro x 0,60 metro. Elas devem ser de material galvanizado ou de tinta epóxi e contar com uma divisória, pois há algumas espécies cujos machos e fêmeas só ficam juntos na hora do acasalamento. Duas variedades que apresentam essa característica são a saíra-tucano e a sete-cores. Disponibilize também um ninho tipo taça de 8 centímetros, semelhante ao destinado para a criação de curió. Para a saíra-pintor, o ninho deve ser em formato de caixa, como o usado para periquitos.
CUIDADOS - a água para as saíras beberem deve ser filtrada e renovada diariamente em bebedouros limpos. Como as aves gostam de se banhar, disponibilize à parte uma banheira de plástico com água própria para pássaros, que pode ser adquirida em lojas de produtos agropecuários.
ALIMENTAÇÃO - as saíras devem ser alimentadas em cativeiro com rações específicas encontradas no mercado em diversas marcas. São rações extrusadas (grãos pequenos) e farinhadas à base de frutas. Como são frugívoras, forneça também frutas, principalmente mamão e banana, além de insetos, que são muito importantes para as aves na época da reprodução.
REPRODUÇÃO - com um ano de vida, as saíras já podem iniciar a reprodução. Primavera e verão são as duas estações do ano ideais para a procriação. Em cada temporada, a média é ocorrer de 2 a 3 posturas, que exigem 13 dias de incubação. Os filhotes são separados da mãe aos 35 dias de vida.
Dicas de Pierre J. Alonso que é zootecnista
Fonte: Revista Glogo Rural
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Saíra
Texto João Mathias
Consultor Pierre J. Alonso
Fonte: Revista Globo Rural
quarta-feira, 14 de julho de 2010
Criação de rãs em Uberlândia
Universidade Federal de Uberlândia incentiva a criação de rãs na região
terça-feira, 13 de julho de 2010
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Cooperativa capixaba - fábrica de leite em pó
Cooperativa de Laticínios Selita iniciou as operações da primeira fábrica de Leite e Soro em pó do Espírito Santo. Ao todo foram investidos R$ 13 milhões.
domingo, 11 de julho de 2010
Criação de coelhos gigantes
Criação de coelhos gigantes se destaca como atividade lucrativa em Marataízes (ES)
Além de coelhos gigantes com até sete quilos, o produtor cria também mini coelhos muito procurados como animais de estimação.
FONTE:http://www.youtube.com/watch?v=SRWCkPwfvgo&feature=related
sábado, 10 de julho de 2010
CRIAÇÃO DE FRANGO E GALINHA CAIPIRA
Encontrei esse vídeo no youtube e achei interessante.
Espero que seja útil e que todos gostem!!!
;*
Modelo Galinheiro Simples
Este galinheiro foi feito para que os ovos não ficassem perdidos no pasto. E que acabassem como comida de cobra ou pequenos animais. Foram usados materiais usados. Compramos apenas as madeira de 35cm novas, pois ao comprar a empreza cortava e graça os moldes pré-prontos. Na fazenda em Rio Verde - Goiás de propriedade de dona Elza e Marta foram feitas 16 baias, mas faltou os puleiros para as galinhas subirem. Enfim, depois de meses se constatou que as galinhas só procuavam lá para botar se fosse criado o hábito. Por Exemplo, alimentação e lugar contra o vento e aquecido.
sexta-feira, 9 de julho de 2010
Como Criar Esquilo-da-mongólia
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Esquilo-da-mongólia
Consultor Pierre J. Alonso
quarta-feira, 7 de julho de 2010
COMO CONTROLAR: surtos de mosca-dos-estábulos?
Também podem servir como substrato para o desenvolvimento das larvas desta mosca a cama de frango de aviários e restos de culturas ou de alimentos do gado, tais como: feno, silagem, material verde picado, palha de forrageiras, palha de cana-de-açúcar, compostagem mal manejada.
Ciclo evolutivo da Mosca-dos-Estábulos
O desenvolvimento de ovo até adulto é completo em torno de duas a três semanas em climas quentes, podendo durar mais de dois meses em climas temperados.
O período de vida de uma mosca adulta é de 15 a 30 dias. Além da perda de sangue utilizado na alimentação da mosca, as suas picadas são muito doloridas. Altas infestações podem provocar estresse que causa alterações no comportamento dos animais, os quais diminuem o tempo de pastejo, acarretando prejuízos no ganho de peso e na produção de leite. Esse inseto é capaz de atuar na transmissão de vários patógenos de bovinos e equinos.
• Manter a higiene das instalações, limpando sistematicamente fezes e restos alimentares, principalmente naquelas propriedades com sistema de confinamento ou leiterias.
• Remover e dar destino adequado (via espalhamento ou compostagem) para toda e qualquer matéria orgânica acumulada, especialmente, os resíduos alimentares e/ou dejetos dos animais.
• Revolver o material de compostagem completamente duas vezes por semana e dispor a composteira de modo a drenar naturalmente a água da chuva.
•Avaliar a eficácia dos princípios ativos inseticidas de produtos químicos antes de sua aplicação no controle da mosca.
O uso frequente de inseticidas nos animais não é sustentável, pornão ser eficiente quando utilizado isoladamente. O seu uso demaneira generalizada e repetida propicia a seleção edesenvolvimento de populações de moscas resistentes, podendoocasionar, também, desequilíbrios ambientais.
Em usinas sucroalcooleiras para diminuir uma possível contribuiçãoda vinhaça para a multiplicação da mosca sugere-se:
•Distribuição fracionada da vinhaça em etapas com intervalosuficiente entre aplicações de modo que permita ser rapidamenteabsorvida pelo solo.
•Realizar a incorporação da palha de cana pós-colheita ao solo após a primeira aplicação de vinhaça.
•Se possível, não distribuir a vinhaça quando o solo ainda estiver encharcado com água de chuvas.
Alerta-se o fato de que, pastagens vedadas, com abundância de forragem seca e palhada, também podem, em condições de muita umidade, permitir o desenvolvimento de moscas.
Por isso, o manejo da pastagem torna-se importante estratégia auxiliar no controle da mosca-dos estábulos.
terça-feira, 6 de julho de 2010
Carne de frango valoriza em junho
O aumento da oferta da carne de frango nos últimos dias não foi suficiente para diminuir as cotações do produto. Dessa forma, segundo pesquisas do Cepea, o preço da carne de frango fechou com ligeira alta no acumulado de junho.
Nesse período, tanto o frango resfriado quanto o congelado valorizaram 0,7% no atacado da Grande São Paulo, negociados na quarta-feira,
O preço do frango vivo, no entanto, caiu em todas as praças pesquisadas pelo Cepea,
FONTE: Cepea