terça-feira, 15 de setembro de 2015

Piscicultura é alternativa para aumentar a rentabilidade das propriedades




Mais de 15 mil alevinos foram entregues, desde o início do ano, aos produtores assistidos pelo escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo. De acordo com o agrônomo e chefe municipal da Emater/RS-Ascar, Alessandro Davesac, dentre as espécies mais procuradas para o cultivo estão a tilápia, a carpa capim, a carpa cabeça grande, o jundiá e a traíra.

“A entrega de alevinos e a assistência técnica fornecida pela Instituição têm contribuído para a consolidação da piscicultura regional, bem como, para a garantia da segurança e soberania alimentar dos agricultores familiares assistidos, que além de contarem com uma alimentação mais saudável, também utilizam a produção para sua subsistência e geração de renda através da comercialização do excedente”, avaliou Davesac.


O agrônomo reforça que a crescente preocupação pela inclusão de alimentos mais saudáveis na dieta humana, tem contribuído para a expansão da piscicultura. Dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), indicam uma taxa de crescimento de 10% ao ano na produção mundial de pescados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que cada pessoa consuma pelo menos 12 quilos de carne de peixe por ano. Segundo dados do Ministério da Pesca, o brasileiro ainda consome abaixo disso.

Para o agrônomo da Emater/RS-Ascar, a piscicultura também é uma alternativa agropecuária com excelente perspectiva de desenvolvimento e retorno econômico ao pequeno produtor rural, possibilitando diversificação e otimização dos recursos da propriedade e contribuindo para o incremento da renda. Diante disso, o escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo vem incentivando os produtores a investirem nessa cadeia produtiva. Entre as ações realizadas estão a abertura de novos tanques e viveiros para a produção mediante projetos de crédito, auxílio para aquisição de alevinos, recomendações técnicas referentes à qualidade da água, indicações de espécies adequadas ao cultivo e modo adequado de se fazer a despesca. Conforme o chefe da Emater/RS-Ascar municipal, os dados da secretaria municipal do Interior apontam que há em Passo Fundo mais de mil açudes cadastrados, que segundo ele podem vir a ser utilizados para a produção de peixes.

Fonte: Agrolink.

Nenhum comentário:

Postar um comentário