sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Saiba mais sobre o hambúrguer vegetal que “sangra” como carne e que atraiu o interesse do Google

Existem hambúrgueres vegetais de todos os tipos e eles podem realmente ser saborosos, mas não são um substituto de verdade da carne, se o que realmente se busca é uma experiência de consumir um hambúrguer. Foi pensando nisso que o professor de bioquímica de Sanford, Patrick Brown, desenvolveu um hambúrguer feito apenas com ingredientes vegetais e que realmente parece o produto de verdade – o chamado Impossible Cheeseburger.
Aparentemente, o produto tem o sabor de carne de verdade – e tem uma textura similar, de acordo com o Wall Street Journal, que descreveu o produto como uma mistura entre o sabor da carne bovina e da carne de peru, deixando uma umidade semelhante a sangue no prato. É também “um pouco mais leve e talvez mas macio do que o hambúrguer típico e tem um gosto menos “sangrento”. Porém, cada mordida tem uma consistência bem parecida com a de tecido animal. Não é excessivamente esponjoso como tofu. Ao invés disso, os grãos de carne se unem, como ocorre mesmo no hambúrguer.

Isso é conseguido usando um composto químico conhecido como heme – uma proteína que pode ser encontrada na hemoglobina, pigmento vermelho do sangue, e em raízes de plantas fixadoras de nitrogênio. Essas plantas, que incluem legumes, não são capazes de extrair nitrogênio do ar por contra própria, de forma que contam com a ajuda de bactérias simbióticas chamadas rizóbios, que vivem em seus nódulos radiculares. Essas bactérias ajudam as plantas a extraírem e estocarem nitrogênio. O heme também contém ferro que, quando exporto ao oxigênio, fica vermelho – assim como sangue – e também cria os sabores de carne.
“O heme é basicamente 99% do segredo do sabor da carne. O heme é uma molécula que faz com que a carne tenha sabor de carne. Essa é a razão pela qual carne não tem sabor de nada mais. Essa é a razão pela qual a carne vermelha, que tem mais heme, tem um sabor mais de carne para as pessoas do que a carne branca”, disse Brown.
Brown criou sua própria companhia, a Impossible Foods, e espera inspirar mudanças reais na forma como comemos oferecendo uma alternativa sustentável à carne, que consome muita terra e água e contribui de forma significativa para as emissões de gases de efeito estufa.

“Tivemos que reinventar de forma eficaz todo o sistema de produção de alimentos – com o resultado final sendo um produto inacreditavelmente delicioso que pode competir com sucesso com produtos que as pessoas adoram há milhares de anos”.
A Impossible Foods obteve US$ 75 milhões em capital de risco – incluindo financiamento da Google Ventures e de Bill Gates – de forma que pode ser possível vermos seus hambúrgueres vegetarianos nas prateleiras dos supermercados em um futuro não tão distante, bem como outros substitutos da carne à base de vegetais.
Veja abaixo um vídeo do Wall Street Journal (em inglês) sobre esse hambúrguer:



Fonte:http://www.beefpoint.com.br/

E então, o que acham???

Nenhum comentário:

Postar um comentário