segunda-feira, 10 de março de 2014

Conhecimento sobre a interação dos carrapatos como o ambiente melhora ações de combate



Existem mais de 870 espécies diferentes de carrapatos no mundo, 61 delas estão no Brasil. Os carrapatos são ectoparasitas que infestam diversas espécies, inclusive o homem. Além de incomodar os animais, por causa das picadas, os carrapatos podem transmitir diversas zoonoses, como a febre maculosa, a tristeza parasitária e a babesiose. O controle, por meio de carrapaticidas ambientais e de uso tópico, é a medida sanitária mais eficaz. Em nenhuma hipótese o animal infestado de carrapatos deve ser sacrificado ou abandonado pelos donos.

Os parasitas vivem em touceiras, capim, no chão, entre as madeiras em climas úmidos ou secos. O carrapato não permanece no animal durante toda a sua vida; frequentemente vai ao solo para colocar seus ovos. Após a eclosão dos ovos, há o surgimento das larvas do carrapato, que sobem na grama e em arbustos a procura de um novo hospedeiro. Assim o controle dos carrapatos envolve o ambiente onde eles vivem. Esse controle é através de acaricidas (produtos específicos para o ambiente), poda da vegetação e retirada de lixo ambiental.

Sobre este assunto, o Dr. Pecuária recebe o médico veterinário Octaviano Alves Pereira Neto, gerente técnico de bovinos e ovinos da Novartis Saúde Animal. Neto fala sobre as diferentes fases de desenvolvimento do parasita e de sua forma de interação com o ambiente, conhecimento importante no combate aos carrapatos.

Entrevista na Integra


Nenhum comentário:

Postar um comentário