ROMAGNOLO
Origem
Raça italiana antiga, cujo melhoramento teve início em 1800. Apresenta duas variedades: a "de planície", maior e mais precoce, boa produtora de carne e a "de montanha", preferida para o trabalho.
Características
O gado Romagnolo é produtor de carne, com crescimento rápido e bom ganho de peso. Ao nascer, as fêmeas pesam de 40 a 45 kg e os machos de 45 a 51 kg. Aos dois anos de idade, as fêmeas pesam de 500 a 550 kg e os machos mais de 700 kg, desde que bem alimentados. Na idade adulta as fêmeas atingem cerca de 640 kg e os machos 1.100 kg. A carne é de boa qualidade, saborosa, marmorizada, macia e de fibra fina. O rendimento da carcaça, em animais bem preparados, varia de 58% a 60% nos novilhos e de 55 a 60% nos bois e vacas. As cruzas com zebuínos dão origem a novilhos pesados.
domingo, 28 de outubro de 2012
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
Cavalo Pura Raça Espanhola
Origem: raça típica do sul da Península Ibérica, análogo ao berbere do norte da África. É o mais antigo cavalo de sela conhecido na civilização ocidental e o mais importante na história equestre do mundo civilizado, sendo considerado como rei dos cavalos do mundo ocidental, pois entrou na formação das principais raças modernas, tais como: Puro Sangue Inglês, Hanoverana, Trakehner, Holsteiner, Lipizzanos, Quarter Horse, Appaloosa, Palomino, Crioulo, Mangalarga e Campolina entre várias outras. Foi conhecido como Cavalo Andaluz depois da invasão dos mouros e posteriormente registrado no Stud Book espanhol como Pura Raça Espanhola.
Características: possui altura média de 1,60m.; caráter nobre e dócil; temperamento fogoso e alegre tendo muita facilidade para o aprendizado. Seus movimentos são agéis, elevados, extensos e enérgicos, porém suaves, tendo grande poder de reunião.
Aptidões: suas qualidades o tornam apto a quaisquer modalidades hípicas, principalmente para o adestramento, onde executam quaisquer movimentos de “alta escola” com grande elegância e beleza, sendo também imbatíveis na lida com os touros bravos.
quarta-feira, 10 de outubro de 2012
Perguntas sobre APICULTURA - Abelhas X
Como elas fazem quando o sol não está visível?
O sol pode não estar visível para nós, mas estar para as abelhas. Ocorre que elas enxergam um espectro de luz diferente dos humanos, que não inclui as freqüências mais baixas (próximas do vermelho), mas inclui as mais altas, já na faixa ultravioleta. E as freqüências ultravioletas atravessam camadas finas de nuvens, de forma que o sol permanece visível para as abelhas mesmo em muitos dias nublados.
Mas é possível que a visualização do sol não seja tão importante. Acontece que as abelhas são capazes de se orientar após o pôr-do-sol e, eventualmente, até de forragear à noite. Para isso, elas consideram a posição exata do sol no momento, como se pudessem enxergá-lo através da Terra ou estimar a sua posição.
Como elas informam uma posição atrás de um obstáculo?
A direção é informada como se ele não existisse. Por exemplo, uma florada atrás de um morro é indicada na dança como se as abelhas tivessem de atravessá-lo para chegar lá. A distância informada, porém, corresponde ao gasto de energia necessário para alcançar o objetivo e ela, nesse caso, é maior do que seria se não houvesse morro. Na busca, as campeiras que assistiram a dança fazem as voltas que forem necessárias para alcançar o destino.
A que velocidade voa uma abelha?
Em média, a 24 km/h.
Assinar:
Postagens (Atom)