segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Perguntas sobre APICULTURA - Abelhas IX

Quando as abelhas pilham as colméias vizinhas?

Geralmente quando a produção de néctar é baixa, e uma colméia vizinha tem mel em estoque e está desprotegida por falta de operárias. Esse comportamento freqüentemente é ativado pelo próprio apicultor que, durante o manejo, expõe o estoque de mel das colméias à investigação das vizinhas ou fornece alimentação artificial com xarope de forma descuidada ou em alimentadores deficientes.

Como as abelhas se comunicam?
Principalmente, por meio de interações químicas. Essas interações se processam pela produção de feromônios, substâncias secretadas por diversas glândulas que são percebidas pelo olfato. Os feromônios são o principal meio de estimulação e coordenação de quase todas as atividades das abelhas. Os feromônios produzidos pela rainha, por exemplo, inibem a construção de realeiras pelas operárias, inibem o crescimento dos ovários das operárias, atraem zangões nos vôos nupciais, atraem as operárias em geral e particularmente as nutrizes, que alimentam a rainha com geléia real.
Feromônios de operárias estão muito ligados à defesa da colméia. A ferroada libera um feromônio que induz outras abelhas a atacarem. Por esta razão, é comum a ocorrência de várias ferroadas no mesmo local. Também por isso, é conveniente a limpeza freqüente das roupas de proteção.
Um outro feromônio de operária é o de localização, usado para atrair ou orientar outras abelhas em direção ao alvado, água ou fonte de alimento. A liberação desse feromônio se dá numa posição bastante familiar aos apicultores: a abelha ergue o seu abdômen, expõe a glândula de Nasanov, localizada próximo à extremidade, e bate as asas para dispersar a substância.
As crias também produzem feromônios que estimulam as operárias a atendê-las e ajudam a inibir o desenvolvimento dos ovários das operárias.

E a dança das abelhas?
Feromônios são o principal, mas não único meio de comunicação. Interações táteis e sonoras, como o roçar de antenas ou as danças também são muito usadas. As danças são padrões de movimento, vibração, ruído e direção utilizados com diferentes propósitos, dos quais o mais conhecido é a passagem de informações sobre uma fonte de alimento. Nessa dança, por exemplo, a abelha percorre um trecho reto do favo "requebrando-se" e depois volta ao início desse trecho num trajeto de semicírculo. Em seguida, percorre de novo o mesmo trecho reto e volta em outro semicírculo, mas desta vez pelo lado oposto.
Para saber a qualidade e a distância dessa fonte, as abelhas levam em conta o entusiasmo da dançarina, o tempo gasto no trecho reto e o número de vezes em que os passos foram executados. Já a direção da fonte é passada como um ângulo, formado entre o trecho reto da dança e uma linha vertical. Este ângulo corresponde ao formado pelos pontos sol-colméia-fonte (a colméia no vértice).
Assim como o achado de alimento, o de novas casas no momento da enxameação também é comunicado por danças. Além disso, elas também estimulam determinadas atividades, como o forrageamento e a enxameação [WIN03].

2 comentários:

  1. Olá,

    Segue sugestão de notícia para o seu blog.

    Programa de inclusão educacional oferece bolsas de estudo para Zootecnia
    Os interessados em estudar Zootecnia já podem concorrer a uma das mais de 60 bolsas de estudo de 50% do Educa Mais Brasil. As vagas são limitadas e as inscrições são inteiramente gratuitas, sendo realizadas através do site www.educamaisbrasil.com.br.
    Além destes cursos, o maior programa de inclusão educacional do país disponibiliza bolsas de estudo para diversas áreas do conhecimento englobando graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e EAD, além do ensino básico.
    Todas as cidades, instituições parceiras e cursos com bolsas disponíveis estão no site www.educamaisbrasil.com.br. Mais informações podem ser adquiridas também pela central de atendimento no telefone 0800 724 7202.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Gostaria de parabenizar pelo blog e o bom trabalho quanto à divulgação de temas que hoje, são de suma importância nos estudos zootécnicos.
    Sempre que possível, levo algumas curiosidades do blog "Coisa de Zootecnista" para a sala de aula, onde discutimos alguns assuntos relacionados a meio ambiente e animais silvestres.
    Estou graduando em zootecnia pelo IFMG - Campus Bambuí, e sou coordenador do NEMAAS (Núcleo de Estudos em Meio Ambiente e Animais Silvestres). Se possível faça-nos uma visita no blog (http://nemaasifmg.blogspot.com.br).
    Desde já agradeço pela atenção, e mais uma vez, Parabéns!

    ResponderExcluir