quarta-feira, 25 de abril de 2012

Cavalo Lusitano

A raça é, com feito, a versão portuguesa do Andaluz, difícil de distinguir do modelo, embora seja possível, em muitos casos, perceber ligeiras diferenças, embora possa ter pernas mais compridas que o Andaluz, aos olhos da maior parte dos especialistas, o inteligente Lusitano é tão bravo, tão rápido e tão soberbamente equilibrado quanto o cavalo Espanhol. Seus movimentos, naturalmente elevados, são espetaculares; e a agilidade, surpreendente.
Entre as diversas raças de cavalos existentes, os cavalos lusitanos estão sendo cada vez mais procurados por criadores, por sua grande inteligência que proporciona rápido aprendizado. São utilizados como cavalos de trabalho, mas também para montaria, onde obtém velocidade considerável.

Vitórias em competições de Morfologia e Adestramento Clássico colocam Puro Sangue Lusitano em posição de destaque no continente. Qualidade dos produtos criados no Brasil encanta atletas e criadores, cada vez mais interessados na raça.
Famoso por suas qualidades morfológicas e funcionais, o cavalo Puro Sangue Lusitano tem alcançado resultados importantes em competições pelo mundo, alçando a criação nacional a um excelente patamar. Prova disso, foram as vitórias conquistadas no mês de dezembro, em competições pelas Américas, que viu três produtos da raça brilharem no Equador, Colômbia e Estados Unidos.
Garanhão exportado pelas Fazendas Interagro, o tordilho Toriba Interagro foi o grande nome do Campeonato Provincial de Adestramento de Pichincha, disputado em Quito, no Equador, ao sagrar-se campeão na categoria Jinetes Debutantes, conduzido por Guido Paes. Demonstrando muito equilíbrio e confiança, a dupla obteve, de quebra, seu melhor aproveitamento no ano, com a nota de 65,36%.
Não muito longe dali, há aproximadamente 460 km, outro representante da raça fez bonito. O bom resultado dessa vez aconteceu entre os dias 3 e 8 de dezembro, durante o Festival del Caballo Lusitano, realizado no Clube Campestre de Cali, terceira maior cidade da Colômbia, quando Africano Santana triunfou, merecendo uma Medalha de Puro, sob os olhares de um exigente júri português.
Já a égua Barbie da Passárgada mostrou, nos Estados Unidos, toda a versatilidade do PSL em provas morfológicas ao arrebatar o título das raças Lusitana e Espanhola, em disputa chancelada pela United States Dressage Federation (USDF), órgão máximo do Adestramento norte-americano, que avaliou os melhores andamentos de cada animal. Outra vitória da fêmea, criada no Haras Passárgada, no município paulista de Ibiúna, ocorreu durante o Concurso de Morfologia da International Andalusian and Lusitano Horse Association (Ialha), ao garantir o primeiro lugar da temporada, encerrando 2008 com uma regularidade bastante elogiada.
Quem também teve um dezembro vitorioso foi Tonico do Top. Montado pela amazona Felicitas Neumann-Cosel, o alazão de 10 anos, adquirido junto à Sucandi - Cavalos do Brasil, levou a melhor entre os cavalos da série Forte II, recebendo, no último dia 6, o prêmio como melhor Cavalo Lusitano da categoria.
Puro Sangue Lusitano no Brasil e a ABPSL - O Puro Sangue Lusitano está no Brasil desde a época do descobrimento, mas foi a partir de 1975, com a fundação da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL), que sua criação tornou-se extensiva.

Altura: 1,52 á 1,62m.
Pelagem: Tordilho, castanho, alazão.
Usos: Sela, tiro, tourada, adestramento, shows.

Um comentário:

  1. Gostei muito do site.

    Amo cavalos, principalmente da raça Lusitano.

    ResponderExcluir