quarta-feira, 28 de março de 2012

GIR - Gado de corte

GIR 

Origem 
A raça Gir que temos hoje no Brasil corresponde fielmente ao gado Gir encontrado ao sul da península de Catiavar na Índia, de onde procede. É uma raça de dupla aptidão, voltada ao mercado de carnes e produção de leite. Seleções vem sendo feitas, dando resultados ótimos na produção de leite. No passado, muitos criadores deram importância exclusiva a caracteres raciais, de menor importância econômica; depois, evoluíram para a seleção de rebanhos e linhagens com maior capacidade produtiva, tanto para carne como para leite. 
Características 
As qualidades leiteiras das vacas são bastante pronunciadas, o que beneficia o desenvolvimento do bezerro. Tenta-se a seleção de uma variedade leiteira. Em alguns rebanhos a produção é regular em regime de semi-estabulação. Para isso seria vantajoso formar uma nova raça cruzando o Gir com uma raça leiteira bem adaptada, como, por exemplo, a Holandesa. O bezerro é pequeno, mas muito resistente. Às vezes encontra dificuldade em mamar devido à grossura exagerada das tetas. Quando adulto, atinge cerca de 500kg nas fêmeas e 800kg nos machos. Um grande defeito no Gir, é seu prepúcio muito baixo, que favorece o aparecimento de feridas, podendo inutilizar o reprodutor. 
Associação Brasileira de Criadores de Gir do Brasil
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110 bloco 01 
Uberaba MG, CEP 38022-330 Fone/fax: (034) 336-5845 

Associação Brasileira dos Criadores de Zebu
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110Parque Fernando Costa 
Uberaba - MG, CEP 38022-330 
Fone: (034) 336-3306 Fax: (034) 336-2282

3 comentários:

  1. Bom dia,
    sou de uma família que há duas gerações cria gado gir padrão, mas, apesar da identificação natural com a raça, sempre fui muito reticente em dar continuidade à tradição de criar gado gir; pois há grande dificuldade do bezerro em mamar e os animais costumam ser tardios.
    Contudo, tenho intenção em criar gado gir especializado na produção de carne; mas não encontro literatura especializada, criadores com foco na seleção de corte ou sumários de touros testados que não seja para leite.
    Por isso, gostaria de orientação quanto à existência de algum programa de melhoramento do gado gir com propósito de produzir carne; ou, ao menos, trabalhos científicos avaliando a viabilidade do gir como raça de corte, seja pura ou em cruzamento industrial.
    Grato,
    Fabrício.

    ResponderExcluir
  2. Puxa vida devo agradecer vocês ganharam meu dia que site fantástico cheio de noticias não me canso de Elogiar já é a minha terceira visita por aqui absolutamente fantástico.


    Gir leiteiro

    ResponderExcluir