quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Camarão de aguá doce - Sistemas de cultivo

Sistemas de cultivo
Os projetos semi-intensivos de produção comercial são desenvolvidos em três sistemas distintos, adotados pelos criadores com as condições técnicas, logísticas e financeiras disponíveis.

Baixa tecnologia (sistema monofásico)
Trata-se do sistema aqui descrito, com povoamento viveiros de engorda, onde os camarões são mantidos, em viveiro, durante todo o tempo de cultivo (aproximadamente seis meses). Este sistema é o mais recomendado para projetos pilotos de porte. A produtividade do sistema de baixa tecnologia estabelece l000a 1500 kg/há/ano.

Media tecnologia (sistema bifásico)
Compreende o manejo das fases iniciais dos camarões em berçários, igualmente semi-escavados no solo, com posterior transferência aos viveiros de engorda. Tal sistema permite alcançar produtividades próximas de 2000 kg/há/ano.

Alta tecnologia (sistema trifásico)
Prevê a manutenção das pós-larvas, em sistemas superintensiva. de cultivo, durante os primeiros 15 ou 20 dias, antes de seguirem manejo no sistema bifásico. Esta operação é desenvolvida em tanques de alvenaria, dotados de aeração artificial, incluindo uma substituição de 100% a 200% do volume total de água, o que proporciona um fortalecimento dos camarões adaptados à situação hídrica dos viveiros por os quais seguirão. As produtividades neste sistema regulam-se entre 2500 a 3000kg/ha/ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário