domingo, 28 de agosto de 2011

Notícias daqui da Austrália


Olá amigos...
Deixei a Tasmânia, onde trabalhava em uma incrível fazenda de Gado de leite e agora vim para Western Austrália trabalhar com Gado de corte, que é a minha especialização.
Agora trabalho para um fazendeiro que tem 3 fazendas de Gado de Corte e cada uma com capacidade para cerca de 7 mil animais. E possuem gado a pasto e confinamento.
Os animais daqui vem praticamente para a engorda e são exportados vivos, pois o abate aqui é caro. 
Os Animais dessas fazendas são todos para exportação e boa parte vai para a Indonésia, pois enquanto que aqui o abate fica cerca de 200 Dólares por cabeça, lá custa apenas 5 Dólares.
Chegam animais de várias raças diferentes, mas a paixão do Nosso chefe é o Wagiu (Aquela raça do Japão que a carne é bem rica em gordura).
Os animais vem de várias propriedades diferentes e ficam aqui para a engorda, mas a maioria vem do norte da Austrália. Lá eles são criados soltos, em fazendas gigantescas e praticamente nunca veem pessoas e esses animais são distribuídos para todo o país. Quando chegam na fase para ser mandados para engorda, são necessárias muitas pessoas e dias para recolhe-los, e algumas fazendas usam até helicópteros. Eu nem acreditava até ler uma reportagem sobre isso em uma revista rural famosa aqui.
Os animais chegam aqui depois de 3 dias de viajem. Chegam muito estressados. Por isso precisamos ter atenção e cuidado redobrado durante o manejo.
O trabalho aqui é muito bom. Estou aprendendo bastante e vendo na prática mutas coisas que aprendemos na Universidade.

Fotos da Fazenda de Badgingarra (que é onde eu moro)











































4 comentários:

  1. Olá Pitombo,
    Meu nome é Jefferson Luiz,sou estudante de Agronomia.
    Me surgiu um certo interesse em realizar um intercâmbio de cunho prático para a Austrália. O país é realmente acolhedor com os estrangeiros? como são as fazendas, os fazendeiros?
    O que você pode me contar de interessante sobre a pecuária de corte da Austrália?
    Obrigado. Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  2. boa tarde, gostaria de saber o valor do acre ou alqueire ai na Austrália para possivel compra de fazenda para criaçao de gado.
    obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Pitombo...
    Como vai? Eu estou formando em Zootecnia e gostaria muito de ter uma oportunidade de trabalhar na Austrália. Como surgiu essa sua oportunidade? Você ainda mora na Austrália?

    Obrigada!

    ResponderExcluir