quarta-feira, 6 de julho de 2011

Mamã, papá, quero um coelho anão!

Mamã, papá, quero um coelho anão!
E quando o seu filho(a) de poucos anos se lembra que quer um animal de estimação? Se lhe fala de ter um novo amigo, vai decerto lembrar-se de arranjar um gato ou um cão. Mas, e se ele já pensou em tudo? Se ele sabe perfeitamente que o que quer e é algo menos convencional? Não se assuste com o seu desejo: “Mamã, papá, quero um coelho anão!”
O coelho anão é um excelente animal de companhia: não faz barulho, o seu pelo não ganha cheiro e a sua aquisição é bastante acessível. Como se não bastasse, são muito carinhosos e mansos com os donos, estabelecendo laços de cumplicidade especialmente com as crianças. 
Se decidir fazer a vontade ao seu filho, vai deparar-se com um grande variedade de escolha. Por ser um animal muito cruzado, é possível encontrá-los com o pêlo curto ou comprido, de diversas cores, com as orelhas caídas ou erectas, com olhos vermelhos ou pretos...
Quando o trouxer para casa, tenha em conta que vai necessitar de tempo para se habituar à nova casa. O ideal é colocá-lo na gaiola que vai ter de adquirir também. Não necessita de ser muito grande, mas o chão da mesma deverá ser forrado com um material que não danifique as suas patas sensíveis. Dê-lhe tempo para se ambientar, e quando o coelho mostrar apetite e realizar a sua higiene (lamber o pêlo), pode considerar que a primeira etapa está concluída – sente-se em casa! Pode tirá-lo da gaiola e deixá-lo explorar o espaço envolvente. Só terá de ter em atenção se há cabos de telefone ou electricidade por perto. Os coelhos são roedores e os cabos não lhe passarão despercebidos... 
Depois disto, deve tentar conquistar a confiança do seu mais recente amigo. Por serem animais afectuosos, os coelhos gostam de companhia e de ser acariciados. Invista tempo a descobrir o tipo de toque que ele prefere.

Tenha atenção na forma como pega no seu coelho. Há tendência a pegar-lhe como se de um cão ou gato se tratasse. Terá de praticar, depois de ter conquistado a sua confiança. Deve usar as duas mãos para o suportar: uma no peito, sem agarrar as patas, e a outra na parte traseira, também sem limitar o movimento das patas. Nunca o pegue pelas orelhas! Tenha cuidado para não o largar descuidadamente; uma queda pode ser fatal para o seu coelho. 
Depois destas técnicas dominadas, ganhará a confiança do seu coelho e vai comprovar que será um companheiro sempre presente nas brincadeiras dos seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário