segunda-feira, 25 de julho de 2011

Cavalo Apaloosa



Apesar dos espanhóis terem trazido o Appaloosa para a América, foi uma tribo de índios( Nez Perce) a responsável pelo desenvolvimento da nova raça no continente americano. Essa tribo habitava a região conhecida como Palouse, por onde passa o rio de mesmo nome e ocupa a parte dos estados de Washington, Oregon e Idaho. Daí o nome da raça. Em 1974 foi registrado o nascimento do primeiro animal no Brasil.
Altura: entre 1,42 m a 1,62 m
Porte: médio
Pelagem: a principal característica da raça é ter a pelagem nevada ou salpicada de escuro, com manta branca sobre o lombo, garupa e posteriores. A pele é pintada ao redor da face. A pelagem básica é o ruão, admitindo-se todas as outras, desde que preencham o padrão que envolve seis pelagens básicas: glacial, leopardo, floco de neve, mármore, manta manchada e manta branca.
Cabeça:
- Perfil subcôncavo;
- Olhos grandes e atenciosos mostram muito mais branco que nas outras raças;
- Orelhas pequenas, bem distanciadas e implantadas e com uma boa movimentação;
- Narinas grandes.
Andamento: trote
Temperamento: dócil, veloz, vigoroso, robusto e resistente
Aptidão: considerado um dos cavalos mais versáteis, é utilizado nas corridas planas, salto, provas de rédeas, tambores, balizas, hipismo rural e lida com gado.


A raça desenvolveu-se no século XVIII, com base nos cavalos trazidos pelos espanhóis. Nesse lote havia exemplares de pelagens sarapintadas descendentes remotos de cavalos da África Central. Os Nez Persé (índios norte americanos, viviam no noroeste, atual estado de Oregon), que eram grandes criadores de cavalos, praticavam rigorosas políticas seletivas. Finalmente obtiveram um cavalo capacitado para qualquer trabalho, de aspecto inconfundível, além de essencialmente pratico. Quase foram exterminados em 1877 pela ocupação do governo nas reservas, hoje á a terceira raça mais numerosa no mundo. Éreprodutor, mas também animal de competição (corridas e saltos) pela consistência, vigor e boa índole.
Altura: 1,47 á 1,57m.
Pelagem: Sarapintado (blanket - cobertor, marble - mármore, leopard - leopardo, snowflake - floco de neve e frost - geada).
Usos: Sela, competição.

Um comentário:

  1. Olá... Sou estudante de Engenharia Agronômica e estou fazendo um trabalho sobre equídeos, especificamente sobre a raça Appaloosa... Gostaria de saber se você pode me indicar uma referência a mais - além do blog -, para que eu possa mencionar em meu trabalho. Sim, eu pretendo utilizar das informações contidas em seu post, mas preciso de uma referência sua para que possa dar os devidos créditos uma vez que a postagem é sua e não minha. (:

    Aguardo resposta.

    Júnior.

    ResponderExcluir