quinta-feira, 21 de abril de 2011

Silagem mais nutritiva para pecuária


Com o advento da biotecnologia, a evolução na qualidade nutricional de grãos tem favorecido a silagem do milho para a alimentação animal. Híbridos disponíveis no mercado brasileiro já oferecem materiais resistentes a pragas e doenças, o que aumenta o rendimento das lavouras. A Pioneer Sementes desenvolve a seleção natural dos híbridos tolerantes por conta de quatro genes aplicados. 

João Ricardo Alves Pereira, professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), comenta que, na maioria das vezes, os pecuaristas não possuem estrutura necessária para controle de pragas em suas propriedades, como pulverizadores, mão de obra especializada e conhecimento técnico. Por isso, é importante oferecer aos criadores grãos de qualidade para a confecção de alimentos volumosos. 
Sementes bem tratadas refletem na maior produtividade de grãos. A partir do momento que o pecuarista faz a colheita e transforma a silagem em alimento, ele terá maior produtividade de carne ou leite. E isso com menores gastos para a compra de ração concentrada, que é feita basicamente de milho, soja e sorgo. Por isso, se o produtor já tem material em sua propriedade, os custos com ração serão menores, visto que os preços oscilam conforme a safra — ressalta o consultor em nutrição animal. 
João Ricardo ainda destaca que especificar os híbridos ideais para a silagem não é o principal objetivo da Pioneer. O importante é detectar os materiais tolerantes aos males que afetam as plantações. Com grãos qualificados, é possível garantir o nível de fibras fundamentais para as necessidades animais. Além disso, caules e folhas também ganham em valor nutricional, o que está intimamente relacionado à sanidade animal. 
Os ensilados são fontes de energia. Os materiais lançados com tolerância agronômica tem valor energético acima de 70% e um teor de proteína na faixa de 6 a 7%. Não que esse valor protéico seja baixo. A silagem do milho como alimento volumoso é o principal nutriente que o rebanho consome. A exigência bovina por energia é quatro, cinco vezes maior do que por proteína — esclarece o professor da UEPG, completando que nem sempre os materiais oferecidos por certas empresas como exclusivos para silagem, como plantas altas e bem verdes, trazem benefícios aos criadores. 

Para maiores informações, basta entrar em contato com a Pioneer Sementes pelo telefone (51) 3719-7700.

Nenhum comentário:

Postar um comentário