quarta-feira, 27 de abril de 2011

Armazenamento de colostro de cabras e ovelhas

Os cabritos e cordeiros recém-nascidos possuem o sistema imunológico imaturo e incapaz de formar os seus próprios anticorpos. Além disso, os pequenos ruminantes possuem a placenta do tipo sinepiteliocorial (a circulação materna e do feto é separada) que não permite a passagem de anticorpos existentes no sangue materno para o feto. Ou seja, durante a gestação a mãe não transfere seus anticorpos (imunidade) para seus filhotes! Por isso, a ingestão e absorção de quantidades adequadas de imunoglobinas do colostro são essenciais para o estabelecimento da imunidade passiva e a sobrevivência do cabrito e do cordeiro. 
Os bancos de colostro são reservas (armazéns) que podem ser criados na própria propriedade com o objetivo de armazenar o colostro retirado de cabras e ovelhas após o parto, congelando-o, para eventuais situações de falta de colostro (fêmeas com mastite, morte da matriz no parto, baixa produção, etc.). As doadoras de colostro podem ser fêmas que perderam ou rejeitaram suas crias ou que tenham alta produção e sejam de parto simples (apenas um cabrito ou cordeiro). 

Figura 1. Administração do colostro em mamadeira.
Fonte: Pictures-amamentação

Figura 2. Administração do colostro por sonda gástrica em neonato debilitado. 
Fonte: SOUZA et al. (2007)

O colostro é o leite produzido nas primeiras horas após o parto: coloração amarela, denso e cremoso; rico em anticorpos e bastante nutritivo! Caso o colostro se apresente aquoso, com sangue ou grumos, deve ser descartado!
As fêmeas que serão utilizadas como doadoras devem ter boa saúde; serem livres de enfermidades como a CAE (Artrite Encefalite Caprina), brucelose, mastite, tuberculose, entre outras; de preferência serem vacidadas; e com boa condição corporal (3 a 4,5) para que o colostro seja de boa qualidade! 
A higiene da coleta e do armazenamento são fundamentais para a conservação das características e qualidade do colostro. Antes de iniciar a coleta do colostro lave bem as mãos e a região do braço (até a altura do cotovelo) e faça uma boa higienização dos tetos com água morna e sabão (enxágüe bem!). O colostro pode ser coletado em fracos de vidro com tampas de rosca ou sacos plásticos grossos. Os vidros devem ser bem lavados e escaldados com água fervendo. A identificação do frasco com a data da coleta é importante para o controle do tempo de validade do colostro armazenado.

Figura 3. Coleta de leite em frasco de vidro.

Fonte: Lambing (2008)

Contenha a fêmea, preferencialmente em pé, para coletar do colostro. Caso a fêmea tenha filhote(s), mantenha-os junto para evitar estresse e rejeição. A coleta deve ser realizada com calma e delicadeza para evitar traumas e lesões que poderão predispor a glândula à enfermidades.
O colostro pode ser conservado refrigerado na geladeira (1 a 4º C) por sete dias ou congelado a -20º C por um ano. A higiene da coleta e a eficiência da refrigeração irão influenciar diretamente no tempo de conservação e na qualidade desse colostro. 
A forma mais correta de realizar o descongelamento do colostro para manter as suas propriedades é naturalmente em temperatura ambiente ou na geladeira. O aquecimento do colostro congelado diretamente no fogo, no microondas ou em banho maria com o fogo ligado, apesar de mais rápido, destrói as características nutricionais do colostro. O colostro também pode ser decongelado em banho maria com temperatura inferior a 55º C.

Fonte IEPEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário