quarta-feira, 23 de março de 2011

A Truta Arco Iris

truta_arco094.jpg
A truta arco-íris é uma espécie de truta originária da América do Norte, mas que se encontra distribuída atualmente por todo o mundo. A espécie foi introduzida em pelo menos 45 países, para aquicultura, com um sucesso tremendo a nível económico, permitindo que quase todo o mundo tivesse acesso à sua carne. 
As trutas arco-íris são peixes de água doce preferindo águas frias e claras com corrente moderada, sendo uma espécie apreciada para a pesca desportiva, principalmente em lagoas ou barragens de altitude.
truta018374.jpg
Têm o corpo acastanhado ou amarelado, com pintas pretas na zona do dorso, também presentes nas barbatanas dorsal e caudal. Como característica distintiva têm uma risca rosada que se prolonga das guelras à barbatana caudal. A truta arco-íris pode atingir dimensões consideráveis (tendo em conta o seu habitat), podendo atingir entre 70 cm a 90 cm de comprimento e um peso a rondar os 10kg (embora existem dados de exemplares maiores e com mais peso).
Possui um hábito alimentar onívoro, alimentando-se de minhocas, ovos de peixes, pequenos peixes, crustáceos e insetos.
É uma espécie tremendamente voraz, agressiva e lutadora, o que a torna um excelente chamariz para os amantes da pesca desportiva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário