domingo, 13 de março de 2011

Terminação de cordeiros em pastagem cultivada

Um dos cuidados mais importantes que valoriza os animais é o uso de material adequado para a cerca. Normalmente, os pequenos produtores do Nordeste usam o arame farpado como proteção, mas o material cortante machuca a pele dos animais provocando feridas na carcaça, causando uma desvalorização. O recomendado pelos especialistas é o uso da tela campestre, feita de uma material que não fere os animais e preserva a pele dos cordeiros.
O manejo adequado dos piquetes também é importante para que os pequenos produtores tenham mais sucesso na implantação do sistema. É preciso observar o crescimento do capim, conhecer bem a espécie que está sendo utilizada, calcular a área do piquete e a quantidade de animais que será colocada dentro dela.
Um cuidado importante que o produtor deve ter é desde o início da parição destes animais, principalmente na fase de cria. Os produtores precisam ter um cuidado com os cordeiros nesta fase porque na hora da entrega dos animais para a pastagem eles têm que estar em um bom padrão sanitário e nutricional para que possam desenvolver todo o seu potencial para a terminação — destaca Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário