quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Alimentação restrita para frangos


ebook2
A restrição alimentar planejada é uma prática de redução do fornecimento de ração, visando diminuição do consumo de alimento em um dado período (restrição quantitativa), ou de nutrientes (restrição qualitativa) para a redução na taxa de ganho de peso das aves (Rosa et al., 2000). Entre os objetivos desta técnica, podem ser citados:
- A diminuição dos problemas metabólicos e dos problemas locomotores (Julian, 1997) e da mortalidade por síndrome ascítica (McGovern et al., 1999), decorrentes das altas taxas de crescimento apresentadas pelas linhagens atuais de frangos de corte. Urdaneta- Rincon e Leeson (2002) relataram que no período de 1 a 49 dias de idade, à medida que o período de restrição alimentar aumentou a mortalidade dos frangos por ascite diminuiu de forma linear. O mesmo foi observado por Leu et al. (2002).
- A melhoria na conversão alimentar e a diminuição da deposição lipídica na carcaça. A melhoria na conversão alimentar, quando utilizada a restrição alimentar precoce, provavelmente é decorrente da diminuição das exigências de mantença, devido a diminuição na taxa metabólica basal (Zubair e Leeson, 1994) e está associada a um peso corporal menor durante o crescimento inicial. Frangos submetidos à alimentação à vontade podem consumir de duas a três vezes mais energia do que necessitam para mantença. Com isto há a tendência de ocorrer deposição lipídica (Boekholt et al.,1994,). Ainda, Segundo Yu e Robinson (1992), com esta menor exigência para mantença, depois de uma restrição alimentar, mais nutrientes poderão ser direcionados para o crescimento durante o período de realimentação, levando ao fenômeno do ganho de peso compensatório nesta fase. A redução na gordura abdominal observada em frangos submetidos à restrição alimentar pode estar ligada à diminuição do número de adipócitos, influenciada pela menor lipogênese (Zhong et al., 1995).
- A diminuição dos custos com ração. De acordo com Fontana et al. (1992), um dos pontos favoráveis ao uso desta técnica é a redução dos custos, quando a eficiência alimentar se apresenta superior, sem diminuir o peso ao abate. Estes autores verificaram que a restrição alimentar pode reduzir em até 22% o consumo de dieta inicial, uma das mais caras do ciclo produtivo de frangos de corte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário