quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Ocapi (Okapia johnstoni)

O que é, o que é: tem chifres de girafa, pescoço de cavalo, pernas de zebra e uma longa língua laranja?
- É um Ocapi, o único animal conhecido da família da girafa que ainda vive.
Este tímido mamífero leva uma vida solitária na floresta tropical Ituri, na África Central, onde foi criada uma reserva natural para ajudar a salvar esta incrível espécie e proteger o seu precioso habitat natural.

Superficialmente o ocapi lembra um cavalo, que foi classificado como tal, da primeira vez que um naturalista observou um, entre 1887 e 1889, por Henry Stanley. Seu pescoço é longo em comparação aos outros ruminantes e suas orelhas são grandes e flexíveis. O corpo é de cor marrom-chocolate com listras brancas-creme distribuídas pelas pernas. Sua coloração única torna a parte negra do seu corpo invisível dentre a vegetação tropical fechada. Os ocapis machos possuem um par de cornos cobertos por uma fina camada de pelos, com tamanho máximo de 15 cm. Esses chifres estão fundidos com o crânio e ficam sobre a órbita, voltados para trás. As fêmeas possuem uma coloração mais avermelhada, brilhante, e são normalmente cerca de 4,2 cm mais altas que os machos.
Ambos machos e fêmeas possuem glândulas interdigitais nas suas patas dianteiras. O que o distingue como um membro da família das girafas é sua língua comprida, escura e musculosa usada para pegar o alimento e para limpar os olhos. Também o formato do crânio e seu modo de caminhar, que lembra o da girafa: ambos girafas e ocapis mantém as patas na mesma direção do corpo quando correm, movendo-as alternadamente.
A família dos girafídeos diferenciou-se dos outros artiodátilos há apenas 25 milhões de anos atrás. Os seus numerosos representantes povoaram o mundo antigo até o final do Terciário. Há 20 milhões de anos, os gêneros Palaeotragus e Giraffokeryx eram girafídeos típicos, este último com dois pares de cornos. Há 10 milhões de anos, Mioceno Superior, existiram várias subfamílias,entre a elas, a do Sivatherii, que lembrava um boi. Os gêneros atuais,Giraffa e Okapia surgiram mais ou menos na mesma época do sivatério, e são os únicos sobreviventes dessa diversificada família de ruminantes. Uma forma pleistocênica de ocapi foi o ocapi-de-stille (Okapia stillei).
Okapia é uma corrupção do nome nativo dos pigmeus africanos o´api, que refere-se ao ocapi, palavra que representa os ruídos que emite.Johnstoni em homenagem a Sir Harry H. Johnston, explorador e autor, que descobriu o ocapi na Adiminstração Colonial Britânica na África Central. O ocapi era desconhecido fora da África até a virada do século XX, entretanto ele ainda continua sendo um dos animais menos conhecidos pelos zoológicos... Foi graças ao explorador e autor inglês: Sir Harry H. Johnston (1858-1927), e às boas relações que ele mantinha com os pigmeus, que se veio a conhecer o ocapi em 1901. Henry Stanley foi o primeiro a penetrar na densa floresta de Ituri, em 1890, expondo a existência do ocapi em seu livro "In Darkest Africa".
Em seus escritos, ele cita a sua surpresa quando os pigmeus nativos Wambutti relatam que eram parecidos com cavalos, e por causa dos ruídos que produziam, chamam-no de o'api (interpretado por Stanley como atti). Persistentes rumores desse estranho animal parecido com cavalo, levaram Johnston a fazer uma jornada ao Congo, em 1899. O animal era velho conhecido dos pigmeus e outros povos nativos da floresta Ituri que o caçavam por comida.
Depois de ganhar a confiança dos pigmeus, ele aprendeu mais sobre o animal e teve certeza que o o'api era uma espécie de zebra da floresta, aguardando uma descrição científica. Johnston conseguiu mostras de pele desse animal que enviou a Royal Zoological Society de Londres, em 1900. Da análise resultante, foi declarado que o "novo" animal não se tratava de uma zebra, tampouco de uma espécie de cavalo, mas que era muito similar a extinta girafa de pescoço curto, do gênero Helladotherium, a qual viveu a mais de 10 milhões de anos atrás na Europa e na Ásia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário