segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Cervo-do-pantanal

Cervo-do-pantanal: Animal dócil e grandalhão, torna-se um alvo fácil para os caçadores em busca de sua galhada, usada como decoração.


O Cervo do pantanal é o maior cervídeo da América do Sul. Vive em campos periodicamente inundados como várzeas, áreas brejosas e savanas inundáveis. Durante muitos anos foi procurado como “troféu de caça”, pois possui um porte elegante e uma haste que alcança 60cm de altura. Ultimamente a caça desta espécie vem diminuindo devido a sua raridade de aparição e ocorrência em área de difícil acesso.
É um herbívoro considerado pastador/podador. Alimenta-se de arbustos e possui uma membrana na fenda dos cascos, que os une, possibilitando uma adaptação para caminhar em solos encharcados. Os cascos desse animal podem ficar completamente abertos unidos por esta membrana que evita que eles afundem no lodo.
Possui uma galhada bifurcada, com cinco pontas em cada haste. São animais ariscos que se escondem durante o dia. À noite, andam em grupos de cinco em busca de alimentos como capim, junco e plantas aquáticas. 

O Cervo-do Pantanal possui uma coloração que varia de bruno-avermelhada até um tom castanho-rufo. Essa variação de coloração é facilmente observada nas patas e canelas. 

Ocorrência Geográfica: A distribuição original abrangia áreas pantanosas ou inundáveis do sudeste do Peru, Paraguai, Bolívia, nordeste da Argentina, e possivelmente o noroeste do Uruguai. No Brasil, distribuíram-se nos estados de Rondônia, Amazonas, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, no norte do estado de Minas Gerais (bacia do rio São Francisco) e na região sul do Brasil. Como o nome sugere, os hábitats que o cervo-do-pantanal utiliza estão restritos a áreas inundáveis, como várzeas de rios, banhados, savanas e campinas sazonalmente inundadas.

Altura: 120cm 
Peso: até 150kg 
Comprimento: 1,9m com cauda de 15cm. Sua galhada pode medir até 70cm. 

Fonte: www.saudeanimal.com.br
Imagem: www.mariafillo.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário