quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Timor-Leste consome frango brasileiro

As agroindústrias exportadoras de frango do Brasil são os mais novos parceiros em prol da segurança alimentar do Timor-Leste. Com o fim do processo de registro junto às autoridades sanitárias daquele país, finalizado no último dia 22, o produto brasileiro ganhou autorização para ser vendido aos consumidores timorenses.
A notícia é bastante positiva para ambos os países, afirma o presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (UBABEF), Francisco Turra. Por um lado, o país asiático passará a contar com uma fonte de proteína de alta qualidade e padrões sanitários adequados aos mais exigentes mercados. Por outro, o setor avícola brasileiro cumpre seu papel como auxiliar na segurança alimentar e expande sua presença internacional.
"O Timor-Leste é uma pátria que, após um conturbado período de conflitos internos, busca organização e desenvolvimento para sua população. Nesse processo, a garantia dos parceiros no fornecimento de alimentos é fundamental, algo que eles encontrarão no setor avícola brasileiro", ressalta Turra.
O Timor-Leste é uma ex-colônia portuguesa que se tornou independente recentemente, em 1999. O país, localizado no Sudeste da Ásia, tem uma população de pouco mais de um milhão de habitantes. O café e a exploração petrolífera são as principais fontes de renda do país, que possui o 130° maior Produto Interno Bruto (PIB) per capta do planeta, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Novos mercados - A abertura do Timor-Leste soma-se a outros mercados conquistados pelo Brasil em 2010. Também foram abertas neste ano as exportações de carne de frango do Brasil in natura para o Uruguai, Turquia, Costa do Marfim e São Vicente e Granadinas, e de carne de frango termo processada para Argélia e Chile. Há ainda negociações em andamento com vários outros potenciais importadores do produto brasileiro.

Assessoria Ubabef

Nenhum comentário:

Postar um comentário