quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Intestino em foco





Em uma atividade que vende eficiência, como a avicultura, a boa saúde intestinal dos animais é um passo importante para garantir um bom desempenho zootécnico. Isso significa que um lote de frangos de corte (em suas diferentes fases de criação) que não representa nenhum comprometimento da saúde gastrintestinal terá uma eficiente produtividade e alta lucratividade. 
A manutenção da integridade intestinal é importante para o resultado econômico da granja pelos seguintes fatos:
· Absorção de nutrientes efetiva: Se consideramos que a ração representa de 60% a 70% dos custos de produção e que o intestino é responsável por 80% da absorção e digestão dos nutrientes, a integridade dos mecanismos digestivos e absortivos no trato digestivo se torna vital para o bom desempenho.
· Saúde: O trato gastrointestinal é a primeira barreira de defesa contra patógenos externos. Uma microbiota equilibrada diminui o risco de doenças para o animal e a contaminação da carne, proporcionando um alimento seguro para o consumidor.
· Imunidade: O intestino é um dos mais importantes órgãos imune do corpo. Ele é composto por células específicas produtoras de anticorpos que atuam de forma direta na saúde do animal.
· Gasto energético: O animal gasta cerca de 20% da energia bruta consumida para manutenção do epitélio intestinal. Quando ocorrem lesões neste tecido, a energia da dieta é utilizada de forma ineficiente. Ela passa a ser utilizada para a renovação celular dos animais quando deveria estar sendo utilizada para a produção.
Neste cenário, a Novus do Brasil lança um programa de saúde intestinal com objetivos de estabelecer uma adequada microbiota, prevenir enterites necróticas e a síndrome de trânsito rápido, além de melhorar a digestibilidade e controlar patógenos, como Salmonela, E.coli e Campylobacter, entre outros.
Estes programas foram desenvolvidos pelo Centro de Pesquisas da Novus Internacional, nos Estados Unidos, com pesquisadores de universidades de referência mundial, como o Chuck Hofacre, da universidade de Georgia e universidades importantes no Brasil.
O programa utiliza tecnologias de ácidos livres de alta concentração e ácidos protegidos. Dependendo da realidade e objetivos dos produtores, o programa de Saúde Intestinal da Novus combina tecnologias para atuar tanto em água de bebida, quanto em ração. Este programa protege a parte inicial e distal do trato gastrointestinal.

Assessoria de Imprensa Novus

Nenhum comentário:

Postar um comentário