terça-feira, 26 de outubro de 2010

Os 10 animais mais ameaçados do mundo

A organização não-governamental WWF – World Wide Fund for Nature divulgou uma lista em que relaciona as 10 espécies mais ameaçadas de extinção em 2010. A situação dos tigres ao redor do mundo é a mais preocupante. O documento inclui ainda cinco espécies diretamente afetadas pelas mudanças climáticas: a borboleta-monarca, a morsa do Pacífico, a tartaruga-de-couro, o pinguim-de-magalhães e o urso polar.

Veja o ranking:
1) Tigre (Panthera tigris) - Ao longo do último século, a população desse animal foi reduzida em 95%, como resultado da caça, principalmente. Hoje, existem apenas 3,2 mil tigres na natureza. O início do ano do tigre no calendário chinês, em fevereiro, deve marcar um importante período de esforços pela conservação da espécie
1) Tigre (Panthera tigris) – Ao longo do último século, a população desse animal foi reduzida em 95%, como resultado da caça, principalmente. Hoje, existem apenas 3,2 mil tigres na natureza. O início do ano do tigre no calendário chinês, em fevereiro, deve marcar um importante período de esforços pela conservação da espécie.

urso_polar
2) Urso polar (Ursus maritimus) – O animal tornou-se um símbolo dos impactos das mudanças climáticas na fauna. Muitos representantes da espécie estarão à beira de desaparecer neste século, caso o aquecimento no Ártico continuar em ritmo acelerado.

morsa
3) Morsa do Pacífico (Odobenus rosmarus divergens) – A espécie utiliza blocos de gelo que flutuam sobre o mar para descansar, criar os filhotes e se proteger de predadores. Com o gelo do Ártico derretendo, o animal está perdendo seu hábitat.

pinguim
4) Pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) – Pesquisadores apontam que mudanças nas correntes e temperaturas oceânicas podem ser responsáveis por fazer os pinguins se deslocarem mais de 1,6 mil quilômetros da área a que estão habituados a viver, no sul argentino. Doze das 17 espécies de pinguins estão enfrentando rápido declínio populacional.

tartaruga
5) Tartaruga-de-couro (Dermochelys coriaceathe) – Recentes estimativas indicam que o número de representantes da espécie está sendo reduzido: há menos de 2,3 mil fêmeas desses animais na natureza, o que torna a tartaruga-de-couro a mais ameaçada entre as tartarugas marinhas.

atum
6) Atum-azul (Thunnus thynnus) – Encontrado no leste do Atlântico e no Mar Mediterrâneo, este peixe está ameaçado pela pesca predatória.

gorila
7) Gorila-de-montanha (Gorilla beringei beringei) – Estimativas dão conta de que existem apenas 720 desses animais na natureza – mais de 200 deles em um parque no Congo, na África. Há iniciativas isoladas que possibilitaram o aumento dessa população na última década, mas a espécie ainda corre grande perigo.

borboleta
8 ) Borboleta-monarca (Danaus plexippus) – Todos os anos, milhares de borboletas-monarca migram do norte da América para o México. A proteção de seus locais de reprodução no Canadá e nos Estados, além da proteção e restauração de seu hábitat no México são essenciais para conservar a espécie.

rinoceronte
9) Rinoceronte-de-java (Rhinoceros sondaicus) – Entre os grandes mamíferos, é considerado o mais ameaçado do mundo. Há apenas dois grupos da espécie existentes na natureza, com menos de 60 animais.

urso_panda
10) Panda-gigante (Ailuropoda melanoleuca) –Restam somente 1,6 mil desses animais na natureza – mas que vivem em 20 áreas geograficamente isoladas. Os pandas-gigantes estão ameaçados pela destruição de seu hábitat, principalmente pela ação humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário