sábado, 23 de outubro de 2010

IZ-APTA apresenta resultados sobre a resistência de parasitos de ovinos

Pesquisadora Cecília José Veríssimo do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, juntamente com outros pesquisadores da APTA, realizaramtrabalho que verificou a situação da resistência de vermes de ovinos a vários vermífugos em diversas regiões do Estado.
O trabalho foi apresentado no XVI Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária, em Campo Grande, MS, que ocorreu entre os dias 11 a 14 de outubro.
Este trabalho, coordenado pela pesquisadora do IZ, em colaboração com a pesquisadora Simone Méo Niciura (Embrapa Pecuária Sudeste), além dos pesquisadores da APTA, Ana Lúcia L. Alberti, Carlos Frederico C. Rodrigues, Cristina Maria P. Barbosa, Daniela P. Chiebao, Daniel J.C. Oliveira, Giane S. Silva, José Roberto Pereira, Luiz Florêncio F. Margatho, Ricardo Lopes D. Costa, Romeu F. Nardon, Tatiana E. H. Ueno, Vera C.L.M. Curci, contou com a colaboração do professor e pesquisador Marcelo Beltrão Molento, da Universidade Federal do Paraná.
Os resultados da resistência dos vermes de ovinos aos vermífugos no Estado de São Paulo foram bastante preocupantes, alguns rebanhos com pouca ou nenhuma opção de vermífugo para uso na propriedade, afirmou Veríssimo.
Por esse motivo, alertam os pesquisadores, o produtor e o técnico que lhe dá assistência devem realizar o teste de redução do OPG (exame das fezes dos animais que quantifica o número de ovos de helmintos por grama de fezes) para saber qual vermífugo está agindo com maior eficácia na propriedade. Após a escolha do produto, baseada em critérios técnicos, o produtor deverá usar esse produto o mínimo possível, a fim de reduzir a seleção de vermes resistentes.Outras formas de controle dos parasitas, tais como rotação de pastagens, e fornecer boa alimentação ao rebanho, devem ser implementadas na propriedade.
Uma maneira de aplicar vermífugo de forma seletiva é utilizar o método Famacha®.
Para conhecer mais esse método e também discutir outras formas de controle alternativo de parasitas em ovinos (vacina, homeopatia e seleção de ovinos resistentes a vermes), o Instituto de Zootecnia está organizando o II Workshop Alternativas de controle da verminose em pequenos ruminantes.

Informações sobre a programação e inscrição no site: www.infobibos.com.br/verminose

Nenhum comentário:

Postar um comentário