sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Importância do leite


A principal função do leite é nutrir (alimentar) os filhotes até que sejam capazes de digerir outros alimentos. Além disso, cumpre as funções de passar anticorpos da mãe ao filhote, protege o trato gastrointestinal das crias contra antígenos, toxinas e inflamações e contribui para a saúde metabólica, regulando os processos de obtenção de energia (em especial, o metabolismo da glucose e da insulina).

É o único fluido que as crias dos mamíferos (inclusive o homem) ingerem até que estejam prontas para se alimentar de outras fontes. O leite de animais domesticados forma parte da alimentação humana adulta na maioria das civilizações: de vaca, principalmente, mas também de ovelha, cabra, égua, camela, etc. O homem é o único animal que continua a tomar leite depois de adulto.


Há quem diga que isso é um absurdo. Que o homem não tem o organismo preparado para a digestão do leite, justamente porque somos a única espécie mamífera a continuar tomando o leite depois de crescidos. Porque se todos os mamíferos deixam o hábito de tomar leite na infância, é porque não existe o preparo do trato digestivo depois que amadurecemos. MAS ESPERA UM POUQUINHO AI... O homem toma leite até a vida adulta a mais de DEZ MIL anos. Será que, se tomar leite fosse um grande problema, nós ainda estaríamos consumindo??? E será que depois de mais de DEZ MIL anos, já não houve uma adaptação??? Ou será que ainda somos, em todos os aspectos fisiológicos, exatamente como os homens das cavernas???

Está certo que em algumas regiões do planeta existem grande quantidade pessoas com problemas relacionadas ao consumo de leite, mas coincidentemente (será?) o costume por ingerir o alimento é recente e não tradicional.

Para quem estudou um pouquinho de genética (mesmo que só no colégio) sabe bem por onde é o caminho...

Pense nisso!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário